Contribuições da fenomenologia de Alfred Schutz para as pesquisas sobre AIDS: considerações epistemológicas e metodológicas

Autores

  • Leandro Oltramari

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir as contribuições da fenomenologia de Alfred Schutz para o campo das pesquisas sobre comportamento sexual e vulnerabilidade para HIV/AIDS. Primeiro foi realizado um levantamento sobre as principais pesquisas sobre vulnerabilidade de HIV/AIDS no Brasil, além de uma apresentação sobre as principais tendências da epidemia. Depois é discutida a teoria fenomenológica no campo das ciências sociais a partir das contribuições de Alfred Schutz. Por fim, apresentamos uma discussão sobre a aplicação epistemológica e metodológica da fenomenologia nas pesquisas sobre comportamento sexual e risco de infecção pelo HIV/Aids, utilizando categorias como epoché e intersubjetividade.

Biografia do Autor

Leandro Oltramari

Pesquisador do Instituto de planejamento, pesquisa social e estudos avançados (IPPSEA) e Professor da UNISUL, da UNIVALI e Doutorando em Ciências Humanas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (DICH/UFSC)

Downloads

Publicado

01.01.2005

Edição

Seção

Artigos