A interdisciplinaridade na sociedade midiatizada: uma dicotomia imperativo-problema nos estudos sobre cultura

Autores

  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR
  • Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR
  • Francielli Rubia Poltronieri Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR http://orcid.org/0000-0001-9858-8110

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n2p1

Resumo

Este artigo analisa, com base nos Estudos Culturais, a razão pela qual a interdisciplinaridade se impõe, na sociedade contemporânea, como imperativo e, ao mesmo tempo, como desafio nos estudos sobre cultura. Ela é uma exigência, pelos efeitos que a mídia tem provocado nos processos de constituição identitária das nações latino-americanas, e um problema, pelas frustrações teóricas contemporâneas que não têm dado conta de organizar e explicar as novas diversidades. Essa dicotomia não se trata de uma questão de método ou didática, embora se manifeste, com maior ênfase, neste nível, mas, fundamentalmente, de uma questão estrutural, herdada do modelo tradicional de ciência, que acostumou os pesquisadores a construírem, isoladamente, seus objetos de estudo. Neste contexto, a análise é realizada por meio da revisão de literatura e nas sendas da abordagem qualitativa de pesquisa.

Biografia do Autor

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Centro de Educação, Letras e Saúde, Campus de Foz do Iguaçu. Docente do Curso de Pedagogia do Mestrado e Doutorado Acadêmico Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteira em Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Cláudia Maria Serino Lacerda Muniz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Secretária Executiva da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Francielli Rubia Poltronieri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Professora de Sociologia do quadro próprio do Magistério do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

18.05.2017

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade