Significações do protagonismo dos/as professores/as na igualdade de direitos à população lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n2p93

Resumo

O presente artigo baseia-se em estudo que teve por objetivo compreender as significações de protagonismo na promoção de igualdade de direitos à população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) a partir dos discursos dos/as professores/as. Adotou-se a abordagem qualitativa e a perspectiva sócio-histórica. Participaram 06 professores/as da rede estadual de ensino de Manaus, Amazonas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, individuais. Os dados foram analisados baseados na proposta teórico-metodológica da constituição dos Núcleos de Significação. Os/as professores/as atribuem significações de que há protagonismo na promoção de igualdade direitos à LGBT, por meio de discussões em sala de aula sobre a temática. No entanto, não há evidências de premissas críticas e consistentes sobre a sexualidade pautada numa concepção histórica, política, ética e crítica da sexualidade humana e suas manifestações, mas sim uma discussão “tímida” e biologizante. Considera-se que, os/as professores/as com formação para a diversidade, podem ser mediadores na amenização de preconceito e na promoção de igualdade de direitos, considerando a “tímida” abertura da discussão.

Biografia do Autor

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor da Universidade do Estado do Amazonas e Pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação em Manaus, AM.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Brasília, DF. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação em Manaus, AM

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Publicado

18.05.2017

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade