Autodesconstruçâo narrativa no cinema contemporâneo: a emergência de questões ontológicas em McQueen e Esmir Filho

Autores

  • Alessandro Zir Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p349

Resumo

Este ensaio examina, a partir de dois exemplos (Hunger e Os famosos e os duendes da morte), o processo de emancipação, no cinema contemporâneo, de elementos icônicos, visuais e sonoros, com relação à sua função narrativa. Busca-se caracterizar esse processo como uma autodesconstrução da unidade conceitual dessas obras, a qual possibilita a emergência de questões de ordem ontológica, fundamentais à experiência estética para além das suas dimensões psicológico-sociais. O ensaio se inicia com uma discussão de pressupostos teóricos de base, remontando a autores como Heidegger e Blanchot, para em seguida, durante a análise concreta dos casos estudados, fazer referência também a pesquisas mais recentes e especificamente relevantes para a área de cinema, como os estudos de Michel Chion sobre L’audio-vision.

 

Biografia do Autor

Alessandro Zir, Universidade Federal de Santa Catarina

Alessandro Zir é doutor pelo Interdisciplinary PhD Program da Dalhousie University (Halifax, Canadá). Tem publicações no Brasil, Canadá, Chile, Portugal e Estados Unidos. Como membro do GIFHC/ILEA-UFRGS desde 2003, tem apresentado trabalhos em diversos simpósios internacionais. Está vinculado também ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, onde realiza pesquisa de pós-doutorado desde agosto de 2011.

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Publicado

22.07.2012

Edição

Seção

Artigos