Uma antropologia de base e na comunidade: “eu quero criar pontes” - Entrevista com Esmeralda Mariano - Moçambique

Autores

  • Vera Fátima Gasparetto Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e75160

Resumo

Essa entrevista foi realizada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no gabinete da antropóloga moçambicana Esmeralda Mariano. Entre suas várias atividades, ela é Diretora Adjunta para a Pós-Graduação da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS).

Em mais de uma hora de conversa, Esmeralda nos levou para vários mundos, os quais ela frequentou ao longo de sua trajetória pessoal, de formação, de docente, de pesquisadora. Sua origem no Centro de Moçambique, seu crescimento no Sul, entre Changanas, seu casamento com um italiano, que a levou morar e estudar na Itália, onde fez sua graduação em Letras e Filosofia, com orientação Etno-Antropológica (Universidade de Gênova), seu mestrado em Antropologia Social (com enfoque em Ecologia Humana), pela Universidade de Bergen, Noruega, e seu Doutorado em Antropologia Social e Cultural, pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Ou seja, uma mulher do mundo.


 

Biografia do Autor

Vera Fátima Gasparetto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em andamento, na mesma Universidade

Referências

BAGNOL, Brigitte e MARIANO, Esmeralda. Cuidados consigo mesma, sexualidade e erotismo na Província de Tete, Moçambique. Physis vol.19 no. 2, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em [https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312009000200008&lng=pt&tlng=pt]. Acesso em 22 mai. 2020].

MARIANO, Esmeralda. Ser antropóloga entre local e global. Revista Antropologia, São Paulo, Online), v. 60 n. 3: 65-88, USP, 2017.

PIMENTA, Denise e MOUTINHO, Laura. Um encontro com Esmeralda Mariano: reflexões sobre o fazer antropológico em Moçambique e alhures - entrevista com a antropóloga esmeralda mariano, professora da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique). Rev. Cadernos de Campo | Araraquara | n. 23 | p. 13-24 | jul./dez. 2017.

Downloads

Publicado

27.11.2020

Edição

Seção

Artigos - África e suas diásporas