“Máquinas & Outras Vísceras”: Sade, Piva e o antidualismo Queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2021.76035

Resumo

É uma marca de boa parte do pensamento do séc. XX, tanto na literatura quanto na filosofia, a recepção da obra do Marquês de Sade. De fato, já no séc. XVIII, Sade formulara uma série de questões e propusera certos modos de pensar cuja relevância só viria a ser plenamente incorporada no pensamento contemporâneo. Nesse sentido, o pensamento do Marquês de Sade e a literatura e filosofia do séc. XX podem se esclarecer reciprocamente. Neste texto, queremos mostrar a recepção de um tema específico – o antidualismo – em duas instâncias: a poesia surrealista de Roberto Piva e o pensamento queer de Paul Preciado. Mais especificamente, trata-se de analisar como Sade foi recebido – direta ou indiretamente – tanto na literatura quanto na filosofia, por autores e autoras cujo projeto consistia em denunciar os aspectos excludentes ou mesmo potenciais autoritários em visões de mundo dualistas. Buscamos, assim, além de comentar e elucidar aspectos da obra de Sade, de Roberto Piva e de Paul Preciado, mostrar aspectos de uma passagem na história da filosofia contemporânea: a incorporação da filosofia do Marquês de Sade na formulação de um pensamento que enxerga no corpo sexuado e na reflexão filosófico-literária sobre a sexualidade humana uma possibilidade de renovação de aspectos fundantes de uma experiência cultural que encontra, no séc. XX, impasses políticos significativos.

Biografia do Autor

Guilherme Grané Diniz, Universidade de São Paulo

Professor de Fiosofia do Direito na Escola Paulista de Direito; doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Alex de Campos Moura, Universidade de São Paulo

Professor de Filosofia na Universidade de São Paulo

Referências

BATAILLE, Georges. La Littérature et le Mal. Paris: Gallimard, 2013.

BATAILLE, Georges (org.). La Valeur d’un Homme. Documents, Paris, v. 4, set. 1929.

BUTLER, Judith. Gender Trouble. Abingdon: Routledge, 2006.

CASTRO, Clara Carnicero de. Ecos de Sade em Piva. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 15, p. 142–153, 2014.

GUY, Laura Edith. Manifestos: aesthetics and politics in queer times. 2017. 268 f. Tese (Doutorado) – Manchester Metropolitan University, Manchester, 2017.

LIMA, Ricardo. Poeta em Pele de Tigre. Revista Eletrônica Germina de Literatura e Arte, v. 1, n. 4, 2005. Disponível em: http://www.germinaliteratura.com.br/literatura_out05_robertopiva1.htm.

MARQUÊS DE SADE, Donathien-Alphonse-François. Œuvres, vol. 1. Paris: Gallimard, 1990.

MARQUÊS DE SADE, Donathien-Alphonse-François. Œuvres, vol. 3. Paris: Gallimard, 1998.

MARQUÊS DE SADE, Donathien-Alphonse-François. Œuvres Complètes, vol. X. Madrid: Tête de Feuilles, 1973.

MENGUE, Philippe. L’Ordre Sadien: Loi et Narration dans la Philosophie de Sade. Paris: Éditions Kimé, 1996.

MORAES, Eliane Robert. A Cintilação da Noite. In: PIVA, Roberto. Obras Reunidas, vol. 2: Mala na Mão & Asas Pretas. São Paulo: Globo, 2006.

MORAES, Eliane Robert. Da Lira Abdominal. In: Antologia da Poesia Erótica Brasileira. Cotia: Ateliê Editorial, 2015.

MORAES, Eliane Robert. O Corpo Impossível: A Decomposição da Figura Humana: de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2017.

NALÈCHE, Étienne Bandy de (org). La Valeur d’un Homme. Journal des Débats Politiques et Littéraires, Paris, n. 223,

NAZÁRIO, Luiz. Surrealismo no Brasil. In: GUINSBURG, Jacó; LEIRNER, Sheila (orgs.) O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PÉCORA, Alcir. Nota do Organizador. In: PIVA, Roberto. Obras Reunidas, vol. 1: Um Estrangeiro na Legião. São Paulo: Globo, 2005.

PIVA, Roberto. Obras Reunidas, vol. 1: Um Estrangeiro na Legião. São Paulo: Globo, 2005.

PIVA, Roberto. Obras Reunidas, vol. 2: Mala na Mão & Asas Pretas. São Paulo: Globo, 2006.

PRECIADO, Paul B. La Invención del Género, o el Tecnocordero que Devora a los Lobos. In.: Biopolítica. Buenos Aires: Editorial Ají de Pollos, 2009.

PRECIADO, Paul B. Manifiesto Contrasexual. Barcelona: Anagrama, 2011.

PRECIADO, Paul B. Encamados. Badebec, vol. 6, n.º 11, pp. 184-192, 2016.

WILLER, Cláudio. Uma Introdução à Leitura de Roberto Piva. In: PIVA, Roberto. Obras Reunidas, vol. 1: Um Estrangeiro na Legião. São Paulo: Globo, 2005. v. 1.

Downloads

Publicado

09.11.2021

Edição

Seção

Artigo Eixo Temático: (Re)discutindo sexualidade: corpo, prazer e desejo em tempos conservadores