Charges políticas na pandemia da Covid-19: discursos para pensar e discutir a condição humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2021.e83640

Palavras-chave:

Educação Científica, História da Ciência, Divulgação Científica, Anticiência, Cultura Audiovisual, Democratização do Conhecimento.

Resumo

O presente trabalho tem como tema principal a abordagem de textos que produzem sentidos sobre a condição humana na contemporaneidade, mais especificamente durante a Pandemia da Covid-19, investigando como a linguagem enquanto discurso pode colaborar na constituição do sujeito contemporâneo. O gênero discursivo elencado foi a charge da cartunista brasileira Laerte, veiculada em mídias sociais (Instagram). Para isso, o recorte para análise foi realizado a partir do corpus coletado no primeiro trimestre do isolamento social imposto pelo período de quarentena, compreendido entre os meses de março e maio de 2020. A partir de uma perspectiva interdisciplinar que abarca os preceitos da análise do discurso de linha francesa e questões pertinentes às disciplinas da área de humanidades, com contribuições teóricas de Maingueneau (2007), Appadurai (2019), Orlandi (2007), Romualdo (2000), entre outros, nos debruçamos sobre o objeto de análise, investigando sua relação com a materialidade histórica, assim como o quanto foi por ela afetado. Ao olhar para os discursos e suas condições de produção, e propor uma análise, verificamos que as charges podem existir com múltiplas funções, desde a expressão ideológica até a denúncia social. Nesse sentido, elas constituem-se enquanto possibilidades de potência para a discussão da condição humana na contemporaneidade, e ao final deste processo, esperamos compreender as relações estabelecidas entre os discursos e os sujeitos, assim como qual a dimensão da relação que a materialidade sócio-histórica incide nesta produção.

Biografia do Autor

Márcio Antonio Gatti, Universidade Federal de São Carlos / Professor Adjunto

É graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2004) e em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG - 2012), mestre (2007) e doutor (2013) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Adjunto no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba. Foi Vice-chefe (2015-2017) e Chefe (2017-2019) do Departamento de Ciências Humanas e Educação, Vice-diretor Educacional da Rede Municipal de Campinas (2013 a 2014) e Professor de Educação Básica II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2004 a 2014). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e em análise do discurso humorístico. Interessa-se pelo discurso humorístico veiculado na Internet e pelo funcionamento das mídias digitais e redes sociais. É membro do Grupo de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos, Teoria e Análise (FEsTA) - Unicamp e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade - UFSCar. Atualmente é docente permanente e Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH) do campus Sorocaba da UFSCar.

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Publicado

25.10.2021

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade