O movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis: atores, governação, regulação e questões emergentes no cenário brasileiro

Autores

  • Rosemeire Barboza da Silva

Resumo

Num contexto onde a governação exige cada vez mais a participação dos sujeitos no espaço público, o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis no Brasil parece vir contribuindo de maneira crescente para a criação de um ambiente institucional onde a luta contra a pobreza e a exclusão social se torne referência. Esse coletivo de trabalhadores, até então discriminado, busca transformar a matriz das relações sociais, tanto por meio da re-significação de uma identidade que vem ao longo do tempo sendo negativamente associada à proximidade aos resíduos sólidos como demonstrando a centralidade do trabalho para os projetos que lutam contra a exclusão e pela cidadania. Desse modo é objetivo desse artigo compreender e problematizar como esse emergente coletivo configura-se na articulação e representação da discussão de temas como a regulação da profissão de “catador de materiais recicláveis”, a regulação ambiental e a conseqüente re-significação de sua função social na arena pública. Para isso utilizaremos como referência uma explanação sobre o coletivo de catadores e sua posterior representação como movimento social, bem como suas recentes conquistas. Em nossas considerações, finalmente, buscaremos discutir as questões da regulação ambiental e profissional numa perspectiva da governação, não apenas enquanto processo interacional, mas eminentemente relacional, já que dada as formas diversificadas de atuação na arena pública e das assimetrias presentes em tais atuações, a governação se configura muito mais por vinculações e ligações do que por uma posição intermediária e recíproca como pressupõe as idéias interacionistas.

Biografia do Autor

Rosemeire Barboza da Silva

Aluna do Programa de Doutoramento Governação, Conhecimento e Inovação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.

Downloads

Publicado

25.04.2006

Edição

Seção

Artigos