A teleologia e a aleatoriedade no estudo das ciências da natureza: sistemas, ontologia e evolução

Autores

  • Paulo Pereira Martins Júnior Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais
  • Vitor Vieira Vasconcelos Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p316

Resumo

Propõe-se uma investigação sobre a temática da Teleologia, como tratada no decorrer da história do pensamento humano, e com especial enfoque no intercurso relacionado ao desenvolvimento das teorias científicas referentes ao estudo da Natureza. A apresentação do tema começa com definições conceituais sobre teleologia. Em seguida é revisitado o caminho histórico trilhado pelo conceito de teleologia no desenvolvimento científico. Em um primeiro tópico, será tratada a questão da teleologia nas ciências biológicas e da vida, com ênfase na repercussão das teorias vitalistas e seleção natural. Em seguida, é contraposta a concepção dialética de sistemas teleológicos e sistemas aleatórios. Finda-se o artigo com uma reflexão sobre como os temas tratados são pertinentes dentro do área de estudos das ciências ambientais, onde são conjugados sistemas físicos, biológicos e humanos, com as diversas nuances e utilizações de conceitos teleológicos.

Biografia do Autor

Paulo Pereira Martins Júnior, Universidade Federal de Ouro Preto e Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisador do Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC-MG). Doutor em Geologia. Área de atuação: ciências ambientais, recursos hídricos e epistemologia.

Vitor Vieira Vasconcelos, Assembléia Legislativa de Minas Gerais / Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Geologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Informática Industrial. Consultor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

09.12.2011

Edição

Seção

Artigos