Modernismo e nacionalismo: casos paradigmáticos em Portugal e Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2020.e65256

Resumo

O modernismo português que irrompeu nos anos 1914 e seguintes caracterizou-se por uma compleição politicamente tradicionalista, nacionalista e antiliberal. Personalidades desta geração como António Ferro e Raul Leal cedo manifestaram o seu interesse pelo fascismo e a sua descrença na República, o que naturalmente levou a que expressaram uma visão política e cultural que acabou por ver no ideário do Estado Novo a confirmação dos seus anseios nacionalistas. Mas também em Espanha Eugenio D’Ors, amigo de Salazar e de António Ferro, constitui um caso paradigmático de um intelectual que tendo colaborado com revistas modernistas como Quatre gats ou Pèl & Ploma, mais tarde acaba por romper com o Modernismo por achar que esta estética era de uma espontaneidade estéril sem direcção.

Biografia do Autor

Teresa Lousa, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

Doutora Ciências da Arte e do Patrimônio (FBAUL, 2013) Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, Portugal. Investigadora Integrada do CHAM (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa). Professora Auxiliar Convidada de Ciências da Arte e do Património, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

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Publicado

11.02.2020

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade