
175

A imagem do PT nas 
coberturas do caso CPEM
Paulo Roberto Figueira Leal

Resumo
Já em 1997, quando das denúncias de corrupção envol-
vendo a empresa de consultoria CPEM e prefeituras 
petistas de São Paulo, as produções noticiosas dos dois 
principais jornais paulistas enfatizavam (perempto-
riamente em O Estado de S. Paulo; hipoteticamente 
na Folha de S. Paulo) a não diferenciação do PT em 
relação a outros partidos. Enquanto as escolhas edito-
riais do Estadão foram preferencialmente por reporta-
gens com estilo editorializado e centradas no Partido 
dos Trabalhadores, as da Folha enfatizaram as rela-
ções promíscuas entre consultorias e prefeituras (não 
apenas as petistas).  

Abstract
As early as 1997, when the corruption case involving the 
CPEM consultanting and the Partido dos Trabalhadores 
(PT - Worker's Party) Sao Paulo estate municipal 
governments first appeared, the two main newspapers 
in São Paulo emphasized (O Estado de S. Paulo, 
peremptorily; and the Folha de S. Paulo, hypothetically) 
that there was no difference between the PT and all the 
other parties. While Estadão preferred the editorial 
style, centered on the PT, Folha emphasized the 
promiscuous relations between consulting firms and 
municipal governments  (not only the ones that are  
ruled by PT).

Key words: 
Political journalism, Frame, Worker's Party

Palavras-chave:
Jornalismo político, Enquadramento, Partido dos Trabalhadores

Estudos em Jornalismo e Mídia

Ano V - n. 1   pp. 173 - 184   jan./ jun. 2008

175

The image of PT in the 
coverage of the CPEM affair



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

176

Pretende-se inferir, a partir da avaliação 
dos enquadramentos dados pelos veículos, 
qual imagem do PT decorreu da produção 
noticiosa de cada um dos referidos jornais.

O jornalismo e a imagem partidária
  Ao nascer em 1980 como um partido 

de corte ideológico socialista (apesar de o 
socialismo petista nunca ter sido um proje-
to político claro nem coeso), constituindo-se 
do ponto de vista organizacional como par-
tido de massa e internamente mais aberto 
e democrático do que a esquerda comunista 
tradicional, o PT certamente acostumou-se, 
nos primeiros anos, a se ver – e a ser vis-
to – a partir de molduras paradigmáticas 
dadas pelas instituições partidárias euro-
péias (Leal, 2005).

Os primeiros trabalhos acadêmicos pro-
duzidos pelo PT enquadram-se no aponta-
mento das novidades trazidas pelo PT para 
o cenário partidário brasileiro – perspecti-
va dominante durante a primeira metade 
dos anos 80, década na qual o PT se con-
solidou como um partido com imagem dis-
tinta da de seus competidores. Exemplos 
dessa abordagem são os livros de Margare-
th Keck (1991), sustentando que o PT era 
uma anormalidade no sistema brasileiro; e 
de Rachel Meneguello (1989), que via nele 
a primeira tentativa de criar um partido de 
massas no país. 

Após a chegada a postos de governo, sur-
giu uma segunda onda de estudos sobre o 
partido: os trabalhos relacionados às trans-
formações pelas quais o PT passou desde 
que começou a obter sucessos eleitorais sig-
nificativos. Esta tendência passou a se con-
solidar após a vitória de Luiza Erundina 
em São Paulo, em 1988, e ao excepcional de-
sempenho de Lula na disputa presidencial.

Depois das denúncias feitas em 2005 
pelo ex-deputado Roberto Jefferson (sobre a 
existência de um mecanismo de cooptação 
parlamentar no esquema que ficou conheci-
do como Mensalão), produziu-se um reavi-
vamento de velhas acusações contra o Par-
tido dos Trabalhadores: entre elas, a de que 
várias prefeituras do interior paulista ad-
ministradas pelo PT nos anos 90 sofreram 
pressões partidárias para contratar uma 
empresa de consultoria chamada CPEM, 
ligada a Roberto Teixeira, então amigo ínti-
mo do presidente Lula.

As primeiras denúncias relacionadas ao 
caso foram publicadas na edição de 26 de 
maio de 1997 do paulistano Jornal da Tar-
de. Rapidamente todos os grandes jornais do 
país acolheram pautas decorrentes daquela 
matéria. E que imagem era projetada sobre 
o PT por esses grandes jornais? Naquele 
ano de 1997, período em que o partido se 
encontrava em pleno processo de crescimen-
to e consolidação (cujo ápice se daria com a 
eleição de Lula em 2002), que papel desem-
penhou especificamente a grande imprensa 
de São Paulo – berço e então principal redu-
to eleitoral petista – na delimitação da ima-
gem pública do Partido dos Trabalhadores?

O presente artigo concentra-se em ana-
lisar as ênfases editoriais das coberturas 
sobre o tema CPEM realizadas pelos dois 
mais influentes diários paulistas, O Esta-
do de S. Paulo e a Folha de S. Paulo, entre 
os dias 27 de maio de 1997 (dia seguinte à 
publicação das denúncias pelo Jornal da 
Tarde) e 4 de junho de 1997 (data-limite 
escolhida por ainda conter matérias rela-
cionadas ao tema, sobretudo em virtude da 
instauração, pelo PT, de uma comissão de 
sindicância para apurar responsabilidades).

Após a chegada 
a postos de 

governo, surgiu 
uma segunda onda 
de estudos sobre o 

partido



177

relevante baseia-se na discutível convicção 
de que é possível refletir a realidade tal 
como ela efetivamente é e objetivamente 
hierarquizar eventos por ordem de impor-
tância. Nessa perspectiva, a realidade dos 
fatos e dos objetos do mundo é efetivamente 
cogniscível e passível de ser encapsulada em 
textos, falas ou imagens jornalísticas.

Não é tarefa deste trabalho discutir em 
profundidade o paradigma acima. Questões 
epistemológicas muito complexas emergem 
dessa discussão, num antigo embate. Con-
tudo, com base em teóricos relativizadores 
dessa ideologia da objetividade, pretende-
mos utilizar o conceito fundamental de en-
quadramento de mídia – segundo Goffman 
(1974), aqueles modelos de interpretação e 
seleção (definindo, por exemplo, ênfases e 
exclusões) que são utilizados para organizar 
o discurso. O jornalismo, nessa perspectiva, 
não trata de reproduzir a realidade, mas sim 
de construí-la, de representá-la a partir de 
filtros mediadores.

Como ressalta Todd Gitlin (1980), o en-
quadramento de mídia é crucial para o 
entendimento de como se dá o processo de 
produção jornalística, no qual o volume de 
trabalho e a escassez de tempo tornam ine-
vitável a utilização desses roteiros que defi-
nem certos enfoques a serem privilegiados. 
Gitlin sugere que o principal problema em 
relação aos enquadramentos não é tanto a 
constatação de que eles existem; problemá-
tico é o fato de serem utilizados pela mídia 
sempre os mesmos, e não outros possíveis 
enquadramentos alternativos.

É neste ponto que o artigo pretende cen-
trar-se: ao analisar a cobertura que os dois 
mais influentes diários paulistas fizeram 
do episódio CPEM, tentaremos identifi-
car se houve enquadramentos recorrentes

de 1989. A partir daquele momento, o PT 
não poderia mais ser visto como um peque-
no e exótico partido com rica fauna ideoló-
gica. Era, desde então, um competidor com 
reais perspectivas de exercício do poder – o 
que trouxe às análises sobre o partido a dis-
cussão sobre a competição no mercado elei-
toral e as mudanças dali emanadas (Leal, 
2004).  

Constata-se que a agenda de abordagens 
sobre o PT no mundo acadêmico (com eco nas 
avaliações da mídia e da opinião pública) 
apresentou ciclos de abordagens predomi-
nantes, que se sucederam de modo a dar con-
ta da evolução histórica do sistema partidá-
rio brasileiro e das mudanças do próprio PT. 

Mas qual foi o papel da imprensa nesse 
deslocamento das ênfases a partir das quais 
o Partido dos Trabalhadores foi percebido 
pela academia e pela sociedade? Para dis-
cutir a questão, é preciso antes indicar a 
concepção de jornalismo com a qual se tra-
balha no presente artigo, que leva em conta 
os pressupostos de que as relações e intera-
ções sociais são elementos fundamentais na 
“construção social da realidade” (Berger e 
Luckmann, 1983). Parte-se do pressuposto 
de que os meios de comunicação de massa, 
ao lado de instituições tradicionais como a 
família e a escola, são cada vez mais im-
portantes nesse processo de ordenação dos 
sentidos do mundo.

Objetividade, neutralidade e concisão. Os 
manuais de redação e estilo dos jornais en-
fatizam estes atributos como sendo alguns 
daqueles mais indispensáveis para uma boa 
matéria jornalística. É através deles, reza a 
tradição, que o profissional acessa o mundo 
e transforma fatos em notícias. A definição 
tradicional, pelos veículos, dos critérios 
norteadores para a escolha do que é ou não 

Problemático é 
o fato de serem 
utilizados pela 
mídia sempre 
os mesmos 

enquadramentos



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

178

mesmo depois de formalizadas as denún-
cias, não se promoveu nenhuma apuração.

A manchete principal do jornal (ocupando 
grande parte da primeira página do JT) era 
incisiva: “Ex-secretário denuncia corrupção 
no PT”. O texto de primeira página denota-
va, desde o início, a preocupação em legiti-
mar Paulo de Tarso como fonte autorizada 
para fazer as denúncias (“Paulo de Tarso, 
economista, ex-guerrilheiro da ALN, preso 
político torturado, quadro petista respeita-
do...”). O texto inicial da matéria, nas pági-
nas internas, mantinha a mesma postura: 
“Tem, portanto, além de qualificadas infor-
mações internas, autoridade, cacife, cora-
gem e respaldo para dizer o que vai dizer...”. 
Como observa Fishman (1990), a realidade 
é, em grande parte, construída pelas fontes, 
e, apesar de todas as instâncias produzirem 
suas próprias leituras do mundo, só algu-
mas delas são admitidas na mídia.

A matéria do Jornal da Tarde pode ser 
um exemplo ilustrativo do problema aborda-
do por Sílvio Waisbord (1995), para quem o 
boom do jornalismo investigativo de denún-
cia na América Latina decorre muito mais 
de conflitos internos nas estruturas de po-
der do que de uma disposição da mídia para 
a investigação. Assim como Pedro Collor foi 
crucial para que as denúncias contra seu 
irmão presidente ganhassem uma fonte 
“oficial” – essa fonte é que torna a verda-
de legítima –, foi necessária uma denúncia 
intestina sobre o PT (com um denunciante 
potencialmente reconhecido como insider) 
para que o assunto fosse plausível. Não é 
gratuita qualquer semelhança com a crise 
política de 2005 e 2006, iniciada pelas de-
núncias de Roberto Jefferson – então aliado 
importante do governo Lula.

Apesar da crescente influência do modelo

nas coberturas e, na conclusão do trabalho, 
identificar se O Estado de S. Paulo e a Fo-
lha de S. Paulo enfatizaram aspectos que 
representem valores ideológicos similares 
nas unidades de análise aqui tratadas – no-
tícias, reportagens e editoriais

Esta questão é relevante, sobretudo, se 
considerarmos, como Mark Fishman (1990), 
que os meios de comunicação legitimam 
suas posturas pautados, em grande parte, 
pelos concorrentes – o que é publicado em 
outros veículos (fontes internas) constitui-
se em critério de balizamento sobre o que é 
ou não notícia. Fishman propõe que o noti-
ciário não reproduz nem tampouco inventa 
a realidade: ele o constrói com base nestas 
fontes internas e em fontes externas – prin-
cipalmente oficiais – que produzem repre-
sentações da realidade que são tomadas 
como a realidade.

As denúncias do Jornal da Tarde
Uma matéria do Jornal da Tarde no dia 

26 de maio de 1997 deu início à série de re-
portagens sobre o suposto envolvimento do 
PT com a empresa de consultoria CPEM. A 
denúncia partiu de um então petista, Paulo 
de Tarso Venceslau, que ocupou as secreta-
rias de Finanças nos governos Jacó Bittar, 
em Campinas, e Ângela Guadagnin, em 
São José dos Campos, e acusou prefeituras 
petistas de serem pressionadas a firmar 
contratos lesivos aos municípios. Segundo 
Paulo de Tarso, as prefeituras eram estimu-
ladas por dirigentes partidários a contratar 
a CPEM sem licitação, pelo fato de que a 
empresa contribuiria para o partido e seria 
ligada a Roberto Teixeira (amigo pessoal e 
dono da casa onde Lula morou durante uma 
década). Paulo de Tarso também acusava a 
direção do partido de ter sido conivente, pois, 

Como observa 
Fishman, a 

realidade é, em 
grande parte, 

construída pelas 
fontes



179

norte-americano, Waisbord afirma que o 
jornalismo latino-americano não chegou a 
desenvolver códigos universalmente com-
partilhados sobre o padrão ideal de jornalis-
mo (nem sobre o que exatamente é objetivi-
dade), de forma que a imprensa é usada na 
luta pelo poder muito mais freqüentemente 
do que se afirma com o poder autônomo. 
As condições muito distintas que caracte-
rizaram o desenvolvimento da imprensa 
nos EUA e na América Latina (inclusive 
em relação ao problema da dependência do 
Estado) não chegaram, segundo ele, a ser 
superadas; não se desenvolveram condições 
sociais, políticas e econômicas que permitis-
sem, de fato, que fossem aqui plenamente 
adotadas as práticas de jornalismo típicas 
do modelo norte-americano 

O modo como as denúncias do Jornal 
da Tarde foram apresentadas corrobora 
esta hipótese: a reportagem apenas repro-
duzia informações oferecidas pela fonte e, 
também conforme alerta Waisbord (1996), 
estava centrada em julgamentos morais. O 
título das páginas internas do JT insistia no 
tom moralista: “Petista revela esquema de 
corrupção no partido”. O enfoque dado pelo 
Jornal da Tarde à matéria assumia um ca-
ráter editorializado que, de maneira geral, 
foi encontrado menos intensamente na co-
bertura, por exemplo, da Folha. 

Esta editorialização – ou seja, a asso-
ciação de elementos flagrantemente opina-
tivos na reportagem – ficava patente já no 
início do texto, profundamente adjetivado 
e recheado de juízos de valor: “Está aqui, a 
cavaleiro, para fazer graves acusações (...) 
– talvez a mais grave em toda a sua histó-
ria –, um quadro que carrega nas costas, 
com muito orgulho, uma decisiva partici-
pação naquela que foi a maior façanha na

época da ditadura militar”. 
Waisbord sugere que, “não tendo que se 

ater a convenções de objetividade, o jorna-
lismo sul-americano trata explicitamente 
com questões de moralidade”. Em virtude 
da falta de elementos para sustentar acu-
sações (admitida no caso CPEM inclusive 
pelo próprio denunciante – “Eu não tenho 
provas materiais”, disse ele), grande parte 
da entrevista de Paulo de Tarso foi dedicada 
à sua desilusão pessoal com lideranças par-
tidárias. Diante da afirmação do repórter de 
que o então presidente do PT, José Dirceu, 
“é uma pessoa que tem intimidade para ba-
ter na tua casa a qualquer hora”, Paulo de 
Tarso dava declarações pessoais ressenti-
das: “Ele morou nessa casa aqui... Éramos 
amigos neste nível”.

Algumas das frases selecionadas pela 
edição do JT com destaque gráfico eram in-
dicativas do enquadramento heróico dado 
ao denunciante: “Eu quero deixar claro 
que quero continuar olhando o meu filho 
de frente”; “Na Rodovia dos Trabalhadores, 
meu carro foi cercado por um outro carro 
com três homens dentro”. Se, como obser-
vou Silvio Waisbord, a narrativa detetives-
ca está fortemente associada às reportagens 
de denúncia, elementos desse tipo de narra-
tiva não faltaram à matéria do Jornal da 
Tarde. Atentados, ameaças físicas e ina-
balável compromisso com a própria honra 
foram pontos claramente identificáveis nas 
estruturas narrativas a partir das quais a 
história foi enquadrada.

Grande parte das críticas petistas à edi-
ção do Jornal da Tarde estava baseada no 
fato de que o jornal insistiu na caracteri-
zação de “corrupção no PT” sem nenhum 
outro fundamento que não as declarações 
do denunciante. Em edição extraordiná-

Algumas 
das frases 

selecionadas pela 
edição do JT eram 

indicativas do 
enquadramento 
heróico dado ao 

denunciante



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

180

lembra que as empresas se dedicam a in-
vestigar preferencialmente (e com mais 
destaque) setores políticos desafetos. As-
sim como foram os jornais conservado-
res que cobriram mais profundamente as 
denúncias contra o presidente liberal da 
Colômbia nos anos 90, no escândalo envol-
vendo Ernesto Samper com o narcotráfico, 
também foi o Página 12 (diário de centro-
esquerda da Argentina) que acompanhou 
com mais veemência as denúncias contra 
Carlos Menen.

Além de ser a empresa responsável pela 
primeira grande matéria sobre as denún-
cias (e, conseqüentemente, ter interesse 
em valorizar o seu furo), o grupo OESP 
tem uma antiga trajetória de rusgas com 
o Partido dos Trabalhadores. A cobertura 
do Estado foi, dentre as estudadas, a que 
mais ressaltou o suposto comprometimen-
to do PT com atos de corrupção.

A disposição em adotar uma postura 
crítica em relação ao PT ficou patente em 
seus editoriais – certamente entre os mais 
incisivos dentre todos os analisados. Na 
edição de 27 de maio, por exemplo, sob o 
título de “Farinha do mesmo saco” (página 
A-3), o jornal insistia numa tese que viria 
a ser recorrente em sua cobertura – a de 
que o PT era um partido exatamente igual 
àqueles que eram por ele criticados:

Havia analistas que garantiam ser todos 
os partidos políticos brasileiros semelhan-
tes pelos programas, doutrinas e costumes, 
exceto o PT, que se distinguia pela intran-
sigência de suas propostas e pela rigidez 
moral  de seus dirigentes e militantes (...) O 
PT é o mais recente sepulcro caiado da políti-
ca tupiniquim. (O Estado de S. Paulo, 27 de 
maio de 1997, p. A-3.)

ria do semanário PT Notícias, de junho 
de 1997, o jornalista Bernardo Kucinski 
(professor da USP) acusava a reportagem 
do JT: em primeiro lugar porque, segun-
do ele, não continha denúncia nova; de-
pois, porque teria escondido informações 
relevantes (por exemplo, de acordo com 
ele, a falta de provas e a rejeição das pro-
postas da CPEM pela maioria das prefei-
turas petistas); e, enfim, porque estaria 
mais calcada nos códigos comunicativos 
da propaganda do que nos do jornalismo. 

 O Estado de S. Paulo: ênfase no PT 
Entre os dois mais importantes jornais 

paulistas, O Estado de S. Paulo foi o que 
dedicou maiores espaços à cobertura das 
denúncias contra o PT. Além de publi-
car vários editoriais sobre o assunto, as 
reportagens mantiveram-se mais inten-
samente nas suas páginas até o último 
dia analisado por este trabalho, quando 
a Folha já havia diminuído a atenção à 
questão. As explicações para este desta-
que dado pelo Estado podem estar situa-
das em diferentes níveis: além de o jornal 
ser, notoriamente, um dos mais compro-
metidos com posturas políticas conserva-
doras (e, portanto, críticas aos partidos 
de esquerda em geral), as denúncias fo-
ram publicadas inicialmente pelo Jornal 
da Tarde, pertencente ao mesmo grupo 
empresarial.

Como observa Silvio Waisbord, a pro-
dução de notícias de um jornal não pode 
ser totalmente separada das pressões 
econômicas e políticas das forças que o 
sustentam; em outras palavras, há com-
promissos ideológicos dos grupos empre-
sariais responsáveis pelas publicações que 
geram efeitos no produto final. Waisbord

A cobertura do 
Estado foi, dentre 
as estudadas, a 

que mais ressaltou 
o suposto 

comprometimento 
do PT com atos de 

corrupção



181

O editorial da edição seguinte, de 28 de 
maio, era ainda mais virulento. Sob o título 
“O farisaísmo flagrado” (página A-3), o Es-
tadão sustentava que 

o valor do PT para a vida nacional estava em 
outro plano. Era como crítico e polícia dos 
costumes políticos e administrativos que o PT 
desempenhava valioso papel na vida brasilei-
ra (...) Vê-se, agora, que havia nesse compor-
tamento uma enorme dose de farisaísmo. (O 
Estado de S. Paulo, 28 de maio de 1997, p. 
A-3.)

 
Neste mesmo editorial, em destaque grá-

fico, o jornal colocava a conseqüência prá-
tica a seu ver mais relevante (sobretudo 
naquele momento, em que se discutia a de-
núncia de compra de votos para a aprovação 
da emenda da reeleição do então presidente 
Fernando Henrique Cardoso): “Que auto-
ridade moral terá o PT para denunciar as 
corrupções alheias, se ocultou a própria?”; o 
texto do editorial sustentava que as pessoas 
que contribuíram para a construção da ima-
gem de rigor ético do PT eram as mesmas 
que estavam envolvidas no escândalo. Além 
disso, defendia o editorial, se na denúncia 
da compra de votos no Congresso o envolvi-
do era um “obscuro deputado”, no caso das 
denúncias contra o PT eram figuras proemi-
nentes do partido.

O tom das reportagens na edição do dia 
27 de maio (que ocuparam quase integral-
mente três páginas) insistia na tese de que  
o PT se enredava em seus próprios erros. Na 
matéria principal – “PT reabre investigação 
sobre corrupção” (página A-4) –, o sublead 
trazia um mea-culpa do presidente José 
Dirceu: “A executiva nacional cometeu um 
erro ao não levar adiante a sindicância”.

 Na matéria imediatamente posterior a esta, 
na mesma página – “Genoíno e Mercadante 
pedem comissão de ética” –, o subtítulo in-
formava que, para o deputado José Genoí-
no, o “partido ‘falhou’ ao apurar acusações.” 
Na página A-5, destaque para a reportagem 
informando no título que “Contrato causa 
problemas a Telma até hoje”. Na página A-
6, a reportagem “Ex-secretário põe até Lula 
sob suspeita”, seguida de trechos da entre-
vista publicada na véspera pelo JT.

A cobertura dos dois dias subseqüentes 
manteve postura ofensiva contra o partido, 
que foi colocado no centro do debate. Na edi-
ção de 28 de maio, todas as matérias princi-
pais do caderno de política eram flagrante-
mente acusatórias ao PT: “Ex-vice-prefeito 
confirma pressões da cúpula” (página A-4); 
“Prefeito de Santo André também sofre pro-
cesso” (página A-5); “TCE considera ‘ilícita’ 
assessoria da CPEM” (página A-6). No dia 
29 de maio, “Processo liga amigo de Lula 
à CPEM” (página A-4); “Lula afasta-se da 
cúpula para apurações” (página A-6). A pri-
meira matéria principal de página contendo 
a versão de petistas só apareceu nesta edi-
ção de 29 de maio, na página A-7, sob o tí-
tulo de “Prefeito diz que agiu de acordo com 
a lei”.

Outro editorial, em 30 de maio (página 
A-3), voltava à tese de que o partido usaria 
os mesmos artifícios dos demais:

O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva deixou-se 
meter em uma situação na qual só lhe resta 
apresentar versões para rebater fatos. Tenta 
desqualificar o denunciante para desqualifi-
car a denúncia. É truque velho, tantas vezes 
denunciado pelo PT como vício daqueles que 
chama de ‘partidos de direita’. (O Estado de 
S. Paulo, 30 de maio, p. A-3.)

O tom das 
reportagens na 
edição do dia 27 
de maio insistia 

na tese de que  o 
PT se enredava 

em seus próprios 
erros



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

182

deduções do redator que apenas com muita 
dificuldade poderiam ser enquadradas nos 
padrões de objetividade factual que o jornal 
reivindica para si. O texto era permeado 
de julgamentos, como este que aparecia no 
lead: “A reação da cúpula do PT às denún-
cias (...) mostrou as dificuldades que o par-
tido tem para lidar com deslizes éticos na 
conduta de dirigentes”.

Ainda no dia 1o de junho, as relações de 
compadrio entre Lula e Roberto Teixeira 
(que seria ligado à CPEM) eram lembradas 
com freqüência. “Amigo de Lula admite ter 
beneficiado CPEM” (página A-6). No dia se-
guinte, 02 de junho, “Suplicy que discutir 
salário e casa para Lula” (página A-8) enfo-
cava mais uma vez as relações de Lula com 
Roberto Teixeira, proprietário da casa onde 
então morava o atual Presidente da Repú-
blica. As edições de 03 de junho – “PT tenta 
reagir pedindo CPI dos corruptores” (página 
A-5) – e 04 de junho – “TCE mandou sus-
pender mais de 400 contratos” (página A-6) 
– foram gradativamente diminuindo o es-
paço dedicado ao assunto, que perdia força 
noticiosa. Contudo, ainda assim, as maté-
rias do Estadão sobre o tema, de maneira 
geral, continuavam ocupando espaços mais 
generosos e nobres do que nos outros veícu-
los nacionais (como O Globo ou o JB) ou do 
que os dados por seu concorrente paulista.

Folha de S. Paulo: ênfase na CPEM
Se o PT esteve o tempo todo no centro da 

cobertura do Estadão, na Folha a CPEM 
passou a ocupar crescente espaço noticioso ao 
longo do período estudado. A opção da Folha 
foi deslocar a discussão, gradativamente, para 
o problema das relações entre consultorias 
e prefeituras, e não focalizar apenas as 
denúncias de Paulo de Tarso Venceslau

As matérias, como nas edições anterio-
res, mantinham pressão sobre o partido, 
com títulos e reportagens que insistiam na 
associação entre PT e corrupção. Na página 
A-4 – “Denúncia leva PT a rediscutir planos 
para 98” – o lead informava que “os efeitos 
políticos da denúncia de corrupção no PT 
começam a ser sentidos na divisão de forças 
dentro do partido e podem levar a uma mu-
dança de rumos na campanha eleitoral de 
1998”. Na página A-5 – “Teixeira confirma 
negócios com prefeituras” – o subtítulo re-
latava que “advogado admite ter oferecido a 
Lula serviços da CPEM”.

A partir da edição de 31 de maio, a cons-
tituição da comissão de sindicância formada 
pelo PT começou a alcançar os principais tí-
tulos. O tom, contudo, continuava explicita-
mente (nos editoriais) ou subliminarmente 
(nas matérias) crítico ao partido. “Bicudo 
rejeita ajuda de fora na sindicância” (pági-
na A-4) era o título da reportagem principal, 
com o subtítulo informando que “deputado 
alega que denúncias de Paulo de Tarso são 
um problema exclusivo do partido”. A ma-
téria destacava, no fim do lead, que Paulo 
de Tarso achava que um fórum formado só 
por petistas não teria isenção para conduzir 
os trabalhos. Esta idéia foi defendida lite-
ralmente pelo Estadão em seus editoriais e 
caracterizou o enquadramento principal de 
todo o material noticioso sobre a comissão.

A edição de domingo (1o de junho) estam-
pou, na página A-8, pesquisa InformEstado 
que constatava que 53% dos paulistanos não 
mais acreditariam no partido: “Denúncias 
abalam confiança no PT e em Lula”, ressal-
tava o título. Em matéria associada a esta, o 
Estadão expressava juízo de valor explícito 
no título “Partido costuma tratar deslizes 
éticos como tabu”. Esta construção embutia

As matérias 
mantinham 

pressão sobre 
o partido, 

com títulos e 
reportagens 

que insistiam na 
associação entre 
PT e corrupção



183

contra o partido. A edição de 27 de maio 
(na qual o assunto ocupou apenas a página 
1-4) evidentemente fazia referência à 
reportagem de véspera do JT. A opção 
editorial da Folha, contudo, começou a se 
diferenciar da do Estado a partir da primeira 
expressão usada no antetítulo: no lugar do 
“escândalo petista” usado pelo concorrente, 
“suspeita” foi a palavra escolhida para 
introduzir o assunto. “Ex-secretário acusa 
Lula e Dirceu de ajudar empresa”, o título 
usado na matéria principal, dividiu espaço 
com a seção Outro lado, na qual se abriam 
pequenas notícias com a defesa petista.

Ao contrário do Estado, que adotou pos-
tura mais agressiva e acusatória, a Folha 
tratou o assunto recorrendo, com freqüên-
cia, ao campo semântico da dúvida. No úni-
co editorial dedicado ao tema (“Incógnitas 
do PT”, página 1-2 do dia 02 de junho), o 
jornal utilizou recorrentemente expressões 
condicionais. Apesar de concordar com a 
tese de que, se comprovadas, as denúncias 
nivelariam o PT aos demais partidos, o tom 
usado pela Folha raramente foi o de assegu-
rar que o PT já fosse igual aos demais:

Com a deterioração dessa imagem, o partido 
pode acabar caindo na vala comum das agre-
miações que colocam seus próprios interesses 
ou de seus integrantes à frente de considera-
ções mais ideológicas. Sem esse diferencial, o 
PT corre o risco de ver sua representação di-
minuída em favor de outras legendas. (Folha 
de S. Paulo, 2 de junho de 1997, p. 1-2)

As expressões “pode” e “corre o risco” 
denotam a preocupação em relativizar, de 
antemão, a veracidade das denúncias. Esta 
preocupação pôde ser evidenciada em gran-
de parte das matérias publicadas pelo jornal.

Apesar de a cobertura corroborar algumas 
das denúncias de Paulo de Tarso (na página 
1-5, de 28 de maio, por exemplo, o título in-
formava que “Amigo de Lula negociou com 
a prefeitura petista do ABCD”), a Folha de-
dicou grande parte de suas matérias a ques-
tões menos destacadas pelo Estado, como a 
disputa interna no PT – “Suspeitas abrem 
crise interna” (página 1-6, de 28 de maio).

A partir de 29 de maio, a CPEM passou 
a dominar o noticiário. Nas quatro páginas 
daquele dia dedicadas ao assunto, as maté-
rias, apesar de falarem também sobre o PT, 
focalizaram preferencialmente a empresa 
de consultoria: “Cpem mudou de nome e 
manteve contrato” e “Empresas já tiveram 
mesmos sócios” (página 1-7); “Empresário 
petista visitou MG pela Cpem” e “Contra-
to com Cpem em Piracicaba será apurado” 
(página 1-8) foram reportagens que exem-
plificam esse foco.

Na edição de 30 de maio, o enfoque foi o 
mesmo. “TCE julga irregulares contratos da 
Cpem” (página 1-5) e “Teixeira admite ‘au-
xílio eventual’ à Cpem” foram os títulos das 
duas principais matérias publicadas naque-
le dia. Os textos caminhavam na direção 
de discutir os contratos da Cpem de forma 
mais global, e não apenas os contratos com 
prefeituras petistas. O lead e o sublead da 
matéria da página 1-5 demonstravam isso: 
“O Tribunal de Contas do Estado de São 
Paulo considerou irregulares contratos fir-
mados entre a Cpem e cinco prefeituras de 
São Paulo” (Folha de S. Paulo, 30 de maio 
de 1997, p. 1-5).

Este é um dos pontos que os petistas 
mais utilizaram para caracterizar as de-
núncias como politicamente orquestradas 
para prejudicar o partido. Para a direção do 
PT parte da imprensa omitiu o fato de que a

Ao contrário do 
Estado, a Folha 

tratou o assunto 
recorrendo, com 
freqüência, ao 

campo semântico 
da dúvida



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

184

de votos para aprovação da reeleição)”. Para 
ele, “o PT sempre será vítima disso. O PT é 
como uma virgem posta num prostíbulo. O 
que as pessoas querem é prostituí-lo”.

Nessa mesma edição, o perfil traçado 
pela Folha do denunciante Paulo de Tarso 
Venceslau diferia substancialmente daquele 
feito pelo JT e Estadão. Se, na definição 
dada pelo Jornal da Tarde, ele era “quadro 
petista respeitado”, para a Folha ele “já 
tinha uma longa trajetória de polêmica na 
esquerda. Apesar de todos os jornais fazerem 
referência praticamente aos mesmos pontos 
da biografia de Paulo de Tarso, os enfoques 
eram absolutamente distintos. Se nos jornais 
do grupo OESP enfatizou-se a participação 
de Tarso no bem sucedido seqüestro do 
embaixador americano, a Folha lembrou que 
“Venceslau carregou nos ombros a suspeita, 
nunca comprovada, de negligência ou 
delação” no episódio que resultou na morte 
do líder guerrilheiro Carlos Marighella.

Da mesma forma, se para o JT Vences-
lau era um petista respeitado pelos seus 
companheiros, para a Folha ele “no PT, 
enfrentou, no início, a desconfiança de que 
continuava atuando como membro da Ação 
Libertadora Nacional do partido (...) Hoje, 
o economista ensaia a aproximação com o 
PSDB”. Antes dessa matéria no dia 1o de 
junho, outra reportagem, no dia 29 de maio, 
já alertava sobre as relações entre o denun-
ciante e o Ministro das Comunicações da 
época, o peessedebista Sérgio Motta – “Mo-
tta diz conhecer Venceslau ‘da militância’” 
(página 1-10).

Assim como o já citado Editorial “Incógni-
tas do PT”, toda a edição de 02 de junho tra-
tava, em sua maior parte, das repercussões 
das denúncias sobre o futuro do partido, sem, 
no entanto, abandonar por completo o foco

CPEM, em 12 anos de existência, prestou 
serviços a mais de 300 prefeituras, sendo 
que apenas sete delas eram petistas. Diante 
da pergunta “o PT é ligado à CPEM?”, o jor-
nal PT Notícias rebatia: “Não. Apenas sete 
prefeituras governadas por petistas fizeram 
contratos com a CPEM: Agudos, Diadema, 
Ipatinga, Jaboticabal, Piracicaba, Santo 
André e Santos”. O texto se completava com 
a informação de que nenhuma das prefei-
turas então comandadas por petistas tinha 
contrato com a CPEM. “Isto prova que não 
há nenhuma ligação do Partido com a em-
presa”, afirmava o jornal.

Apesar de ser anterior à edição do jor-
nal petista, a cobertura da Folha foi a que 
mais ressaltou a participação da empresa 
de consultoria em outros municípios. Dia 
31 de maio, o jornal insistia no enfoque: 
“Promotor avalia contratos com empresas”, 
“Empresa está em licitação”, “Prefeito pára 
pagamentos à empresa” e “Indaiatuba tenta 
anular contrato” (todas na página 1-6) eram 
as notícias que focalizam a CPEM.

A Folha foi o primeiro jornal a publicar 
uma grande entrevista com Roberto Teixei-
ra, o amigo de Lula acusado de pressionar 
prefeituras petistas a firmar contratos com 
a CPEM. No dia 1o de junho toda a página 1-
7 e metade da página 1-8 foram dedicadas à 
defesa de Teixeira. “Calmo e bem-humora-
do, Teixeira rebateu as críticas”, informava 
o texto introdutório dos repórteres. A entre-
vista ressaltou pontos que ficaram razoavel-
mente eclipsados em outras coberturas. 

Segundo Teixeira, “não há nenhuma 
substância. Só suspeitas, suspeitas, suspei-
tas... Onde está a acusação de corrupção? Es-
tão fazendo um fogo de encontro para poder 
contrapor com essas últimas denúncias que 
estão aí (feitas pela Folha sobre a compra

O perfil do 
denunciante 
traçado pela 
Folha diferia 

substancialmente 
daquele feito pelo 

JT e Estadão



185

na CPEM (“Câmara de Piracicaba vota hoje 
comissão para investigar Cpem” –página 
1-5). A CPEM estava presente em três ma-
térias da edição de 03 de junho, na página 
1-7; e em duas matérias na edição de 04 de 
junho, na página 1-8. Ou seja, até o último 
dia analisado por este trabalho, apesar da 
marca O PT sob suspeita – que foi o selo 
criado para acompanhar todas as matérias 
sobre o caso – a cobertura da Folha foi, em 
muitos momentos, mais sobre o escândalo 
da CPEM do que propriamente do escânda-
lo do PT.

Conclusão
A análise comparativa das opções edi-

toriais feitas pelos dois jornais indica que 
cada um deles enfatizou, em maior grau que 
o outro, algum aspecto específico do proble-
ma: o Partido dos Trabalhadores (Estado) 
e a CPEM (Folha). Diferentes estratégias 
discursivas foram constituídas, assim como 
diferentes abordagens utilizadas.

Mas, afinal, é possível falar em um en-
quadramento comum (ou, pelo menos, em 
algum aspecto ideológico compartilhado pe-
los dois enquadramentos escolhidos)? Sim, 
há pontos de interseção muito nítidos pre-
sentes nas duas coberturas, situados além 
da simples escolha de um enfoque específico 
para o acompanhamento da seqüência de 
denúncias. Estas interseções indicam que 
os jornais, em maior ou menor grau, conver-
giram suas avaliações a um ponto comum: 
a negação da especificidade do PT no qua-
dro partidário brasileiro (fato consumado, 
segundo o Estado; possibilidade plausível, 
para a Folha).

Os diários (mesmo a Folha, apesar do 
discurso relativizador, parecia admitir essa 
hipótese como provável) insistiram na carac-

terização do Partido dos Trabalhadores como 
um partido exatamente igual – ou, pelo me-
nos, não muito diferente dos demais. Assim 
como a cobertura do caso adquiriu contornos 
que não existiriam se o partido denunciado 
fosse outro (notícia é quando o homem mor-
de o cachorro, e não o contrário, já ensinava 
o velho ditado das redações), a insistência 
em repetir que o PT era igual aos demais 
denotava que, naquele momento, esta não 
era a impressão mais difundida na opinião 
pública.

Se esta posição já fosse majoritária, o 
discurso da igualdade não precisaria ser re-
petido com tanta veemência e regularidade 
pelos jornais. As coberturas do Estadão e da 
Folha em 1997 demonstram que a expecta-
tiva de que o PT agiria diferentemente dos 
demais era amplamente enraizada na so-
ciedade – o que ajuda a entender o enorme 
interesse noticioso e a brutal surpresa da 
opinião pública com a crise do Mensalão no 
governo Lula, a partir de 2005. 

Como demonstrou Michael Schudson 
(1978), ao descrever os processos de trans-
formação que levaram ao surgimento do 
moderno paradigma de jornalismo expor-
tado pelos EUA para o mundo, há certas 
condições específicas para que o mercado de 
fato seja o parâmetro da produção noticiosa 
dos veículos. Os enquadramentos dados pe-
los jornais paulistas ao episódio das denún-
cias de Paulo de Tarso podem ser indicati-
vos de que, por um lado, eles são compelidos 
à competição empresarial e à ocupação de 
certos nichos de mercado - e por isso ado-
tam ênfases discursivas distintas para tra-
tar do mesmo assunto. Por outro lado, como 
são empresas que defendem macro-posi-
ções políticas não tão distantes uma da ou-
tra, apresentam convergências ideológicas 

A insistência em 
repetir que o 

PT era igual aos 
demais denotava 

que esta não 
era a impressão 

mais difundida na 
opinião pública



Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V No 1 - 1o  semestre de 2008

186

de fundo – por exemplo, a defesa de que o es-
cândalo da CPEM, uma década atrás, já indi-
caria a inexistência de grandes diferenças en-
tre o PT e qualquer outro partido brasileiro do 
campo conservador. 
Uma leitura ideológica subtextual dessa tese 
de fundo talvez revele o seguinte entendimen-
to pelos jornais: não passam de jogo de cena 
as proposições críticas da esquerda ao status 
quo (e em 1997 não há dúvidas de que o PT 
ocupava uma posição mais crítica e mais à es-
querda se comparada àquela em que se situa 
hoje). O discurso da Folha e do Estadão, quan-
do insistem na naturalização do conceito de 
indiferenciação partidária, revela uma posição 
ideológica mais abrangente, que talvez possa 
se expressar numa antítese do slogan do Fó-
rum Social Mundial: “um outro mundo não é 
possível”. 

Paulo Roberto Figueira Leal, Doutor em Ciên-
cia Política pelo Iuperj, Professor do PPGCom 
e da Graduação em Jornalismo da UFJF. 
email: pabeto.figueira@uol.com.br

Referências
BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A cons-
trução social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983.
FISHMAN, Mark. Manufactoring the news. Austin: 
University of Texas Press, 1990.
GITLIN, Todd. The whole world is watching: mass 
media in the making and unmaking of the new left. 
Berkeley: University of California Press, 1980.
GOFFMAN, Erving. Frame analysis: an essay on 
the organization of experience. New York: Harper 
and Row, 1974.
KECK, Margareth Elizabeth. PT: A Lógica da Dife-

rença – o Partido dos Trabalhadores na Construção 
da Democracia Brasileira. São Paulo: Ática, 1991.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Áti-
ca, 1993.
LEAL, Paulo Roberto Figueira. O PT e o dilema da 
representação política – os deputados federais são 
representantes de quem? Rio de Janeiro: FGV Edi-
tora, 2005.
LEAL, Paulo Roberto Figueira. Os debates petistas 
no final dos anos 90. Rio de Janeiro: Sotese, 2004.
LEAL, Paulo Roberto Figueira. A Nova Ambiência 
Eleitoral e seus Impactos na Comunicação Política. 
Lumina – Facom-UFJF, Juiz de Fora, v. 5,  p. 67-
77,  2003.
MENEGUELLO, Rachel. PT: A Formação de um 
Partido (1979-1982). São Paulo: Paz e Terra, 1989.  
SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a so-
cial history of american newspaper. New York: Ba-
sic Books, 1978.
SCHUDSON, Michael. The politics of narrative 
form: the emergence of news conventions in print 
and television. In: Daedalus 111(4), 1982, p. 97-112.
WAISBORD, Silvio. When watchdogs bark: press 
and a political accountability in south american de-
mocracies. Paper presented at the annual meeting 
of the American Political Science Association, Chi-
cago, IL, 1995.
WAISBORD, Silvio. Contando histórias de corrup-
ção: narrativa de telenovela e moralidade populista 
no caso Collorgate. In: Comunicação & Política v. 
III, no 2, p. 94-111, 1996. 

Recebido em 3 de março de 2008
Aprovado em 28 de abril de 2008

Sobre o autor


