
 77

Artigo recebido em 
20/03/2014

Aprovado em 
10/05/2014

CARLA MONTUORI 
FERNANDES

Centro Universitário de 
Assunção e Universidade 

Paulista – 
carla_montuori@ig.com.br
Pós-doutora e doutora em 

Ciências Sociais pela PUC-
SP. É membro do Núcleo 

de Estudos em Arte, Mídia 
e Política da PUC-SP e do 

Grupo de Estudos em Mídia, 
Pesquisa e Memória da UNIP.

GENIRA CHAGAS 
CORREIA

Pontifícia Universidade 
Católica de São Paulo e 

UNESP – 
genirachagas@uol.com.br

Doutora em Ciências Sociais 
pela PUC-SP e Mestre em 
Comunicação e Semiótica 

pela PUC-SP. É membro do 
Núcleo de Estudos em Arte, 
Mídia e Política da PUC-SP 
e do Grupo de Estudos em 

Mídia, Pesquisa e Memória 
da UNIP.

Carla Montuori Fernandes e Genira Chagas Correia

Resumo
Aconteceu em 31 de março de 1964. O golpe civil militar que depôs o presidente João 
Goulart e decretou o obscurantismo por 21 anos não foi uma iniciativa ocasional 
como podem sugerir as aulas de História do ensino médio. Estava sendo gestado 
desde que João Goulart assumiu a presidência, deixada vaga pela renúncia de Jânio 
Quadros. Empresários e militares contrários aos planos políticos de Goulart, aliado 
à esquerda do espectro político-partidário, articularam uma intensa campanha 
para modelar a opinião pública em defesa da livre iniciativa e contra os ideais 
do governo nacional. Em grande medida, o sucesso da ação pode ser atribuído 
à adesão quase unânime da radiodifusão e dos veículos jornalísticos impressos. 
Este artigo objetiva problematizar a infl uência dos meios de comunicação como 
instrumento de ação política na construção de uma opinião pública favorável à 
intervenção militar no governo de João Goulart. 
  
Palavras-chave
Comunicação de massa, mídia, opinião pública, golpe civil militar, política.

Abstract 
It happened in March 31st, 1964. Th e military civil coup that deposed president 
João Goulart and decreed the obscurantism for 21 years was not a casual initiative 
as may suggest High School history classes. It was being gestated since João Goulart 
assumed the presidency, vacated by the resignation of Janio Quadros. Businessmen 
and militaries contrary to Goulart’s political plans, allied to the left  of the political 
party spectrum, articulated an intense campaign to shape public opinion in defense 
of free initiative and against national government’s ideals. Mostly, the action’s 
success can be attributed to the almost unanimous adhesion of broadcasting and 
printed journalistic media. Th is article aims to problematize the infl uence of mass 
communication as instruments of political action in the construction of a public 
opinion favorable to military intervention in João Goulart’s govern.

Keywords
Mass communication, media, public opinion, military civil coup, policy.

Mídia jornalística como 
instrumento de ação política 

no Golpe Militar de 1964

DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p77

Estudos em Jornalismo 
e Mídia 

Vol. 11 Nº 1  
Janeiro a Junho de 2014 

ISSNe 1984-6924



78

Com o fim da Segunda 
Guerra Mundial, 
estabeleceu-se no mundo 
uma intensa disputa 
econômica, política, 

diplomática e ideológica pela conquista 
de zonas de poder. De um lado os Estados 
Unidos em defesa da livre iniciativa 
comercial. Do outro, a União Soviética 
em prol do comunismo. Na visão dos 
EUA e das elites política e econômica de 
perfil antinacionalista, o país não poderia 
se converter em outra Cuba no continente 
americano. Para esses atores, a influência 
exercida pelo Brasil na América Latina 
era um fato demasiado relevante a 
justificar uma intervenção nos rumos 
dos acontecimentos. A contenda se dava 
pela defesa de um Brasil capitalista, livre 
das influências ideológicas de Havana e 
China. 

Para as elites política e econômica, 
os inimigos a serem combatidos eram 
o Presidente João Goulart, seu cunhado 
Leonel Brizola e o Partido Trabalhista 
Brasileiro (PTB). A posse de Goulart 
na presidência da República motivou a 
criação do Instituto de Pesquisa e Estudos 
Sociais (IPES), em novembro de 1961, e do 
Instituto Brasileiro de Ação Democrática 
(IBAD), ambos com fortes ligações com a 
Agência de Inteligência Norte-Americana 
(CIA). As reformas propostas por João 
Goulart, elaboradas ainda no governo 
de Juscelino Kubitschek, propunham 
mudanças bancárias, fiscais, urbanas, 
administrativas, agrárias e universitárias. 
O programa Federal visava a diminuição 
das desigualdades sociais e maior 
participação do Estado nas questões 
econômicas, por exemplo, regulando o 
investimento estrangeiro no país1.

Esses empresários articularam o 
radicalismo de direita e patrocinaram 
a criação de entidades como IPES e 
IBAD, em estreito contato com a 
CIA, que lhe forneceu orientação, 
experiência e mesmo recursos 
financeiros, abundantemente, no 
esforço de corrupção e de intrigas, 
para influenciar nas eleições, impor 
diretrizes ao congresso, carcomer 
os alicerces do governo e derrocar 
o regime democrático. (MONIZ 
BANDEIRA, 2010, p.174).

IPES e IBAD formaram um sofisticado 
complexo político, com apoio de militares 
como Golbery do Couto e Silva, visando a 
desarticulação das propostas do governo 
ao mesmo tempo em que promovia os 
valores das elites. Dreifuss (2008, p.185) 
destaca que o complexo centralizado no 
Rio de Janeiro e em São Paulo formava um 
Comitê Nacional conjunto, coordenando 
outros estados. 

A estratégia de ação do complexo 
contava com os grupos de levantamento 
e conjuntura, assessoria parlamentar, 
publicações/editorial, estudo e doutrina 
e opinião pública. Para o propósito desse 
artigo, de tratar da participação da mídia 
jornalística como ação política no golpe 
militar de 1964, será focado o Grupo de 
Opinião Pública (GOP).

Formalmente, as metas do grupo 
constituíam na disseminação dos 
objetivos e atividades do IPES 
por meio da imprensa falada e 
escrita, levando à opinião pública 
os resultados de sua pesquisa e 
estudos. A sua função manifesta era 
a manipulação da opinião pública 
por todos os meios disponíveis. 
Para dissimular o seu verdadeiro 
propósito, evitava-se o uso do termo 
opinião pública. Ao contrário, os 
ativistas do complexo IPIS/IBAD 
falavam de divulgação e promoção. 
(...) Era tão importante o GOP que 
o General Herrera o considerava 
como a base de toda a engrenagem. 

1- Para a 
compreensão das 
estratégias de grupos 
esquerdistas que 
atuaram no governo 
de João Goulart, 
razões que no 
entendimento da 
direita justificaram 
a operação de 
desarticulação que 
empreenderam, ver 
artigo A estratégia 
do confronto: a 
frente de mobilização 
popular, de Jorge 
Ferreira, em hhttp://
www.scielo.br/scielo.
php?pid=S0102-
0100008&script=sci_
arttext



 79

Da mesma forma, para o líder José 
Luiz Moreira de Souza, conquistar 
a opinião pública era a essência da 
ação política. (DREIFUSS, 2008, 
p.185)

Notas sobre a Opinião 
Pública

No volume três do Cadernos do cárcere, 
Gramsci (2007) sintetiza a importância 
de uma opinião pública e como ela pode 
ser uma peça importante nas disputas 
de poder. Em sociedades democráticas 
de matriz liberal, projetos de grande 
envergadura perdem força sem a 
aprovação da opinião pública. 

O que se chama de “opinião 
pública” está estreitamente ligado 
à hegemonia política, ou seja, 
é o ponto de contato entre a 
“sociedade civil” e a “sociedade 
política”, entre o consenso e a força. 
O Estado quando quer iniciar 
uma ação pouco popular, cria 
preventivamente a opinião pública 
adequada, ou seja, organiza e 
centraliza certos elementos da 
sociedade civil. (GRAMSCI, 2007, 
p.265).

No caso em análise, o golpe de 1964, 
a iniciativa de organização da opinião 
pública nacional partiu da oposição – 
empresários e setores da classe política, 
notadamente o Congresso Nacional – 
contra os projetos reformistas do Estado. 
Mas a ação política de organização da 
opinião pública se concretizou pelos 
meios de comunicação, sem os quais o 
projeto de conquista do Estado correria o 
risco de não ser vitorioso. 

A opinião pública é o conteúdo 
político da vontade política pública, 
que poderia ser discordante: por 
isso existe luta pelo monopólio dos 
órgãos de opinião pública – jornais, 

partidos, parlamento –, de modo 
que uma só força modele a opinião 
e, portanto, a vontade política 
nacional, desagregando os que 
discordam numa nuvem de poeira 
individual e inorgânica. (GRAMSCI, 
2007, p.265).

Assim foi a ação de conquista da opinião 
pública pelo IPIS/IBAD. Dreifuss (2008) 
esclarece que, inicialmente, o GOP enviava 
milhares de cartas e telegramas e fazia 
chamadas telefônicas, incitando a opinião 
pública e fortalecendo as mensagens do 

complexo IPIS/IBAD. A atuação seguinte 
seria a ampla campanha pela impressa e 
mobilização da classe média. Pretendia-
se neutralizar as ações do Governo João 
Goulart e protelar a organização política 
das classes trabalhadoras industriais.

Ainda de acordo com Dreifuss 
(2008), o General Golbery do Couto e 
Silva assegurava que a falta de preparo 
ideológico do povo impediu o êxito 
do golpe de 1961. Assim, em agosto 
de 1962 criou-se uma unidade com a 
tarefa específica de preparar o público 
ideologicamente para a tomada do 
governo. 

Sauvy (1966, p.99) argumenta que 
a opinião pública é tão poderosa que 
numerosos são os esforços no sentido 

No golpe de 64, a 
iniciativa de organizar 

a opinião partiu da 
oposição, contra os 

projetos reformistas 
do Estado



80

de modificá-la em determinada direção. 
Corroborando com Gramsci, Sauvy 
(1966) afirma que, para ser considerada 
uma força nacional, a opinião pública deve 
ter uma coerência, um ponto de apoio. 
Justamente o objetivo declarado do IPIS/
IBAD. A coerência estava sendo forjada 
na disseminação de informações capazes 
de sustentar um ambiente contrário ao 
governo reformista.

Na criação de um discurso unificado 
e coerente, capaz de mobilizar a opinião 
pública e sustentar os objetivos da 
oposição, o complexo IPES/IBAD 
distribuía material em todos os meios 
de imprensa nacional. Segundo Cunha 
(2010), a campanha anticomunista 
promovida pelo consórcio dos dois 
institutos era tão ostensiva, que em 1962, 
o IBAD arrendou o jornal carioca A Noite 
para fazer propaganda direta aos leitores. 
Ainda segundo Cunha (2010), a partir de 
1963, grupos de profissionais organizados 
divulgavam manifestos em favor da causa 
“democrática”, cuja agência de notícias 
Planalto, vinculada aos anticomunistas, 
os redistribuía gratuitamente a 800 
emissoras de rádios e jornais do país. 

O IPES gastou 10 milhões de 
cruzeiros para produzir 15 programas 
de TV para três canais diferentes. 
Eram entrevistas de questionários 
preparados pela entidade, com 
jornalistas de confiança e gente 
selecionada para responder sobre 
reforma agrária, custo de vida, 
democracia. Estavam escaladas 
neste time algumas personalidades 
gaúchas como o senador Mem de Sá, 
os deputados Daniel Faraco, Egydio 
Michaelsen e Raul Pilla, o prefeito 
Loureiro da Silva e o arcebispo dom 
Vicente Scherer. (CUNHA, 2010, p. 
4).

O empresário de radiodifusão Assis 

Chateaubriand havia sido procurado 
pelos generais Olímpio Mourão Filho e 
Nelson de Melo (MG) para dar apoio ao 
empreendimento. De pronto, o dono dos 
Diários e Emissoras Associados ordenou 
a João Calmon [jornalista chefe] que 
colocasse as suas rádios à disposição da 
Cadeia da Democracia. Carlos Lacerda, 
governador da Guanabara, era um dos 
seus mais influentes locutores. 

Em 1962, o IBAD operava 
diariamente mais de 300 programas 
de rádio no horário nobre das 
principais cidades do país. A rede 
de mais de 100 estações ligadas a ele 
formava a ‘Cadeia da Democracia’, 
sob o comando do senador João 
Calmon, dos Diários Associados. 
(CUNHA, 2010, p. 5).

Sauvy (1966) adverte que a informação, 
a revelação e a instrução são a os meios 
típicos para criar uma opinião pública 
coerente. Esse conjunto de instrumentos 
pode ser neutro, tendo como fim 
unicamente a elevação do espírito pela 
instrução. Mas também pode ser parcial, 
a fim de reter apenas algumas situações. 
Na maioria das vezes a ação deformadora 
é empreendida para determinar uma 
atitude e um comportamento.

A informação parcial e particular 
completa-se, na maioria dos casos, 
com uma ação de ordem afetiva. 
Trata-se de exaltar os sentimentos 
que ditarão a atitude desejada. Em 
tal caso, desprezando o indivíduo, o 
propagandista esforça-se por apelar 
o menos possível para a sua reflexão 
e sua consciência, mas, ao contrário, 
forceja por criar neles reflexo 
condicionado. (SAUVY, 1966, p. 99).

O trabalho do IPES para conduzir a 
opinião pública a um consenso envolvia 
uma operação minuciosa de leitura 
da produção diária da imprensa do 



 81

país visando o acompanhamento da 
conjuntura econômica e política, bem 
como a compreensão do estado de espírito 
da população. Dreifuss (2008) assegura 
que a doutrinação geral visava apresentar 
as abordagens da elite aos responsáveis 
pelas decisões políticas e ao público em 
geral, assim como causar um impacto 
ideológico em públicos selecionados, 
entre eles os militares, a classe média, 
estudantes. 

A elite atacava o comunismo, 
o socialismo, a oligarquia rural 
e a corrupção do populismo. No 
aspecto positivo, argumentava 
que a prosperidade do país e a 
melhoria dos padrões de vida do 
povo se deviam à iniciativa privada 
e não aos métodos socialistas ou à 
intervenção do Estado na economia. 
(DREIFUSS, 2008, p.249)

A operação de mídia consistia em uma 
ampla propaganda política para conduzir 
a população a aceitar o golpe militar. As 
técnicas mais empregadas compreendiam 
a divulgação de publicações, palestras, 
simpósios, conferências de personalidades 
famosas por meio da imprensa, debates 
públicos, filmes, peças teatrais, desenhos 
animados e propaganda. O envolvimento 
do IPES com a mídia não somente operava 
no sentido de divulgar os interesses das 
elites anticomunistas como também 
de bloquear indivíduos e programas 
desfavoráveis aos seus interesses. Em 
relação aos artistas, costuma negar 
apoio aos que não cooperassem ou 
agissem contra os programas, as linhas 
de raciocínio e as pessoas que o Instituto 
patrocinava.   

Dreifuss (2008) cita o estreito 
relacionamento do IPES com os mais 
importantes jornais, rádios e televisões 

nacionais, lembrando que representantes 
de alguns desses veículos eram também 
associados ao Instituto. A relação da 
mídia jornalística favorável à ação do 
IPES inclui, entre outros meios não 
menos importantes em todo o país, os 
Diários Associados, Folha de S. Paulo, O 
Estado de S. Paulo e o extinto Jornal da 
Tarde, Diário de Noticias, Jornal do Brasil, 
Correio do Povo, O Globo, a Tribuna da 
Imprensa, este de propriedade de Carlos 
Lacerda, o mais contundente militante 
anti-Jango.

Eram ‘feitas’ em O Globo 
notícias sem atribuição de fonte 
ou indicação de pagamento e 
reproduzidas como informação 
factual. Dessas notícias uma que 
provocou um grande impacto na 
opinião pública foi que a União 
Soviética imporia a instalação 
de um Gabinete Comunista no 
Brasil, exercendo todas as formas 
de pressões internas e externas 
para aquele fim. (DREIFUSS, 
2008, p.250).

Em estreita sintonia com o IPES/
IBAD, esses veículos de imprensa 
também mantinham sua própria e 
acirrada campanha editorial. No Grupo 
de Levantamento da Conjuntura, o IPES 
se certificava de que os editores dos 
mais importantes jornais dirigiam seus 
empreendimentos em consonância com 
o pensamento do Instituto. 

Um fluxo constante de denúncias 
diárias era instrumentado pelo 
GOP. Através de associações de 
ideias fazia-se uma miscelânea de 
condenações a João Goulart, ao 
Partido Comunista, Tito, Mao, 
Cuba, uniões estudantis, sindicatos, 



82

à reforma agrária, à estatização, 
ao Partido Trabalhista Brasileiro, 
corrupção, ineficiência e socialismo 
(DREIFUSS, 2008, p.281).

Em seus estudos, Lane e Sears 
(1966, p.134) descrevem que a História 
é um importante componente no 
desenvolvimento do pensamento 
irracional sobre um determinado tópico. 
Para eles, quando uma dada questão 
está em demasiado destaque na atenção 
do público, é consideravelmente mais 
provável aduzir opiniões irracionais. 
Neste sentido, o IPES fornecia material 
abundante à mídia jornalística, tratando 
do contexto político da época e exaltando 
temas como “democracia”, “iniciativa 
privada”, “sentimento cristão”.Em 
depoimento ao documentário O dia que 
durou 21 anos, Plínio de Arruda Sampaio, 
ativista político de esquerda, lembra que a 

ação do IPES se dava em todos os cantos do 
país. Filmes exaltando o anticomunismo 
e as virtudes da “democracia” eram 
exibidos em praça pública nas pequenas 
localidades; panfletos eram distribuídos 
nas fábricas, sindicatos; palestras eram 
proferidas nas escolas. Dia e noite as 
emissoras de rádio e televisão promoviam 
programas difamando Goulart. 

Análise da Conjuntura

No período entre a posse de João 
Goulart, em 1961 – que coincide com 
a institucionalização do IPES –, até 
março de 1964, a opinião pública foi 
bombardeada com informações em favor 
da “democracia” e da livre iniciativa 
capitalista; dos valores da família, da 
religião e da paz, de modo a criar um 
ambiente controverso. A tensão de 
oposição fomentada pelo IPES/IBAD 
explodiu em 19 de março de 1964, com 
a realização, em São Paulo, da Marcha da 
família com Deus pela liberdade. 

Idealizada pelo deputado federal 
Antônio Silvio Cunha Bueno e organizada 
por diversos grupos, entre eles a Campanha 
da Mulher pela Democracia (CAMDE), 
União Cívica Feminina (UCF), Fraterna 
Amizade Urbana e Rural, com o apoio 
da Federação das Indústrias do Estado 
de São Paulo (FIESP), a Marcha reuniu 
milhares de pessoas e foi considerada pela 
cúpula da oposição como a demonstração 
necessária de que a opinião pública não se 
oporia a uma intervenção militar no país.

O evento foi organizado em resposta 
ao comício realizado por João Goulart 
no dia 13 de março de 19642, considerado 
violento pela oposição. Os grupos 
femininos que a lideraram, os mais 
importantes do país, eram orientados 
politicamente pelo IPES/IBAD. Entre as 
atividades das donas de casa, constam 
a mobilização de esposas de militares, 
sindicalistas e funcionários públicos, 
utilizando discursos anticomunistas e um 
rosário como instrumentos.

A Marcha da família com Deus 
pela liberdade sintetiza a vitória dos 
esforços empreendidos pelo IPES/
IBAD. Na ocasião, não somente houve 

A opinião pública 
foi bombardeada 
com informações 
em favor da 
“democracia” e 
da livre iniciativa 
capitalista

2- Na ocasião, João 
Goulart assinou 
dois decretos pela 
desapropriação de 
terras numa faixa de 
dez quilômetros às 
margens de rodovias, 
ferrovias e barragens 
e transferindo para 
a União o controle 
de cinco refinarias 
de petróleo que 
operavam no 
país. Também 
prometeu realizar as 
chamadas reformas 
de base, uma série 
de mudanças 
administrativas, 
agrárias, financeiras 
e tributárias, que 
feriam os interesses 
da classe média e da 
elite. Discursando 
para cerca de 
150 mil pessoas, 
Goulart antecipou a 
reforma urbana e a 
implementação de um 
imposto sobre grandes 
fortunas.



 83

a mobilização de uma opinião pública 
contrária aos programas do governo, 
como também ali havia representantes 
dos diversos segmentos aliciados, entre 
eles empresários, políticos jornalistas, 
donas de casa, estudantes, dirigentes 
sindicais, padres camponeses, enfim, 
elementos de todas as classes e categoria 
da sociedade civil. Moniz Bandeira (2010, 
p.179) analisa o trabalho empreendido 
pelo IPES/IBAD como um inédito caso 
de corrupção na história do Brasil, com 
amplo financiamento da CIA. 

A visibilidade da Marcha 
da família com Deus 
pela liberdade na mídia 
impressa

A manifestação popular que abriu 
caminho para a intervenção militar de 
1964, inaugurando o período de 21 anos 
de ditadura no Brasil, foi orquestrada em 
resposta ao Comício da Central, realizado 
por João Goulart no dia 13 de março, na 
Guanabara, para anunciar suas propostas 
de reforma agrária, entre outras. Como 
já vinha ocorrendo desde 1961, a 
mídia jornalística não desperdiçou a 
oportunidade para reforçar a campanha 
de desconstrução da imagem do chefe 
da Nação e de seus aliados políticos, em 
nome da liberdade democrática.

Visando exemplificar a atuação da 
mídia jornalística no apoio à oposição 
anti-Jango, tema desse artigo, será 
realizada uma análise documental de 
reportagens veiculadas pelos jornais 
Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, 
Jornal do Brasil e O Globo, no período de 
13 a 20 de março de 1964, que compreende 
a cobertura da Marcha da família com 

Deus pela liberdade, desde a organização 
até o acontecimento. O foco da análise 
jornalística apenas na Marcha justifica-se 
pelo fato de ser o desfecho de um trabalho 
de longo prazo de formação da opinião 
pública, como abordado anteriormente. 

A escolha dos quatro jornais se explica 
pelo fato de pertencerem a grupos de 
comunicação com extensa visibilidade, 
fortemente ligados à elite econômica e 
política do país. Nesse sentido, deve-se 
reconhecer que o poder da mídia advém, 
tal qual elucidou Peruzzo (2004), da 
relação que os meios estabelecem com 
as classes dominantes, atuando como um 
dos principais constructos da hegemonia.

Na teoria da ação política, os veículos de 
notícia são tratados por Traquina (2001) 
a partir de uma visão instrumental, por 
servirem objetivamente a determinados 
interesses políticos. De outro lado, o 
pesquisador Azevedo (2006) sustenta a 
hipótese de que o alto grau de credibilidade 
dos meios de comunicação no Brasil, 
especialmente dos grandes jornais, 
está ligada a relação histórica da mídia 
impressa com as elites. A capacidade 
dos segmentos hegemônicos em agendar 
temas na imprensa faz com que a opinião 
pública seja influenciada por assuntos de 
interesse desses segmentos. 

Como procedimento de análise, 
recorreu-se à pesquisa documental, 
método que favorece a observação dos 
processos de evolução de indivíduos, 
grupos, conceitos, conhecimentos, 
comportamentos, mentalidades, práticas, 
entre outros (CELLARD, 2008). Serão 
considerados reportagens, entrevistas, 
artigos de opinião e anúncios pesquisados 
nos acervos dos veículos mencionados.

A análise tem início a partir do anúncio 
das reformas estruturais durante o 



84

Comício da Central, momento que exalta 
a percepção de radicalização política 
por conta da aliança do governo com 
a esquerda, considerada inadmissível 
para as elites econômicas e políticas. 
O evento representou o estopim para a 
oposição galvanizar a atenção do público, 
proclamando-se como combatentes 
anticomunistas.	

O jornal Folha de S. Paulo publicou, 
no mesmo dia do Comício da Central, 
um editorial com o título “Comício-
provocação”, onde alertava para a 
necessidade de uma ação militar com 
a finalidade de intervir nos rumos 
antidemocráticos que o governo de João 
Goulart parecia seguir: 

O comício de ontem, se não foi 
um comício de pré-ditadura, terá 
sido o comício de lançamento de 
um espúrio movimento de reeleição 
do próprio sr. João Goulart. Resta 
saber se as forças armadas, peça 
fundamental para qualquer mudança 
deste tipo, preferirão ficar com o sr. 
João Goulart, traindo a Constituição 
e a pátria, ou permanecer fiéis 
àquilo que devem defender, isto 
é, a Constituição, a pátria e as 
instituições. Por sua tradição, elas 
não haverão de permitir essa burla. 
(Folha de S.Paulo, 14/03/64)

Na mesma linha editorial, o jornal O 
Estado de S. Paulo, em matéria intitulada 
“O Presidente fora lei”, em 13 de março 
de 1964, alertava que as medidas de João 
Goulart feriam a Constituição e deveriam 
ser recebidas pelos cidadãos comuns 
com preocupação e apreensão. Todo o 
texto implicava a tentativa em denegrir 
a imagem do presidente, associando sua 
figura a de um líder subversivo e ditador. 

No dia posterior ao Comício da Central, 
os jornais não cessaram o objetivo de 
desconstrução da imagem de Jango. 

Com destaque nas editorias específicas, 
reportagem sobre a assinatura do decreto 
da SUPRA (Superintendência de Políticas 
Agrárias), realizada durante o comício, e 
a encampação das refinarias particulares 
de petróleo, somada à promessa de uma 
reforma constitucional, foram tratadas 
como parte de um plano para levar o país 
ao comunismo. 

Na matéria intitulada “Violação da Lei”, 
o Jornal do Brasil divulgou as declarações 
dos deputados Pedro Aleixo e Bilac 
Pinto, que se pronunciavam contrários 
ao discurso do então deputado Leonel 
Brizola, aliado político e cunhado de 
João Goulart, por violar a lei de Defesa da 
Ordem Pública. Na fala de Pedro Aleixo, 
Goulart sujeitava as Forças Armadas, 
convocadas para o Comício, a uma 
situação vexatória, conforme segue:

Somente num país em que 
o Presidente da República está 
comprometido com a subversão da 
ordem e a destruição das instituições 
democráticas é que se poderia 
conceber que as Forças Armadas 
fossem submetidas à vergonha de 
uma convocação para que fossem 
testemunhas da negação da lei 
(Jornal do Brasil, 14/03/64). 

O jornal Folha de S. Paulo também 
teceu críticas ao discurso de Leonel 
Brizola no editorial “JG surpreende o 
país: refinarias encampadas”, veiculada 
em 14 de março de 2013. A fala foi 
julgada como altamente subversiva, em 
função de o deputado citar a necessidade 
da criação de um congresso popular, 
formado por camponeses, sargentos e 
oficiais nacionalista. O periódico retratou 
a manifestação do Comício da Central 
como espaço público escolhido por 
Goulart e pelos líderes de esquerda para 



 85

propagar a falência das instituições e 
promover soluções revolucionárias, como 
o fechamento do Congresso. O periódico 
aludia que a campanha de Goulart em 
prol das reformas era a estratégia por 
meio da qual o presidente eliminaria o 
Congresso e destituiria a Constituição.

O jornal O Estado de S. Paulo veiculou 
um editorial intitulado “Impeachment 
e transferência do Congresso”, no qual 
mencionou manobras realizadas por 
deputados federais de São Paulo e do 
governador do Estado, cujo objetivo 
era a destituição do “sr. João Goulart”. 
A reportagem anuncia “que os políticos 
de São Paulo estão alarmados com as 
ostensivas ameaças de derrocada do 
regime, feitas no comício de anteontem 
na Guanabara,” conforme segue:

Julga-se que a hora não admite 
mais contemporizações, tendo 
chegado o momento de uma ação 
decisiva, na qual o Congresso e 
as Forças Armadas deverão ser 
parte principal. Considera-se que 
as marcas foram desafiveladas e 
estão claros e definidos os objetivos 
do presidente da República, seu 
cunhado e dos comunistas, seus 
aliados: o poder a todo custo e 
qualquer preço (O Estado de S. 
Paulo, 15/03/64).

No dia 16 de março de 1964, o 
jornal O Globo publicou um editorial 
intitulado “O eco do Comício”, em que 
manifesta-se contrário a concentração 
popular envolvida no Comício da 
Central que, apesar de contar com cem 
mil participantes, não representava a 
nação, já que boa parte deles havia sido 
arrebanhada com pagamento pelos órgãos 
governamentais e pelo CGT (Comando 
Geral dos Trabalhadores). A matéria 
ainda alertava sobre o perigo de um golpe 

de Estado ao assemelhar o Comício da 
Central a “aqueles oriundos da Berlim, de 
Hitler, da Roma, de Mussolini, da Bueno 
Aires, de Perón e da Havana, de Fidel 
Castro”. (O Globo, 16/03/64). 

Os eventos de organização da Marcha 
da família com Deus pela liberdade 
ganharam mais visibilidade em matéria 
publicada pela Folha de S. Paulo, no 
dia 17 de março de 1964, com o título 
“Marcha da liberdade quer impeachment 
de JG”. A reportagem calcula a presença 
de aproximadamente duas mil pessoas 
em reunião que havia sido organizada 
na noite anterior, em uma residência na 
Rua Vanderlei, 185, na cidade de São 
Paulo. Canalizador da opinião pública, o 
periódico retrata a importância do apoio 
popular para derrocada do governo 
Goulart:

A residência tornou-se pequena, 
logo ao início da reunião, para 
acolher centenas de mães de família 
e homens dispostos a lançar as 
sementes de um movimento que, 
agora, visa até a fazer sentir ao 
Congresso Nacional a exigência de 
ser decretado o “impeachment” do 
sr. João Gourlart. (Folha de S. Paulo, 
17/03/64) 

O Estado de S. Paulo, em 17 de março 
de 1964, traz uma editoria completa sobre 
a crise política enfrentada por Goulart 
no Congresso, sem qualquer menção à 
manifestação popular de organização da 
Marcha do dia anterior. Divulga apenas 
um anúncio, de cunho publicitário, no 
qual a população é convidada a participar 
da Marcha da família com Deus pela 
liberdade. 

A divulgação da Marcha ganha 
novamente destaque no primeiro 
caderno do jornal Folha de S. Paulo, 



86

com a reportagem intitulada “FIESP 
apela: empresários devem ir a Marcha da 
família”. A reportagem recorre para que 
a FIESP incentive as indústrias de São 
Paulo a facilitarem a presença dos seus 
funcionários na Marcha, agendada para o 
dia 19, às 16 horas, com início na Praça da 
República. A matéria também menciona 
mensagem enviada pela Associação 
das Irmãs de Anita Garibaldi, do Rio 
Grande do Sul, às entidades promotoras, 
conforme segue:

Estamos convosco, mulheres 
bandeirantes. Podem ficar certas 
que esposas e mães dos homens 
que nasceram livres também não 
admitirão aqui o triunfo dos bárbaros 
vermelhos, inimigos de nosso Deus 
e de nossa família. Avante para 
a praça pública para defender as 
liberdades por que tombaram os 
nossos heróis de Monte Castelo e 
de tantas lutas gloriosas (Folha de S. 
Paulo, 18/03/64). 

Logo abaixo, o jornal estampa um texto 
publicitário de convocação à Marcha. 
Produzido pela União Cívica Feminina 
– conjunto de entidades e organizações 
femininas –, o anúncio era direcionado 
a mulher paulista, mãe paulista, esposa 
paulista e irmã paulista. 

Outro comunicado, agora do Clube 
de Diretores de Lojistas de São Paulo, 
informa que, em função dos apelos da 
mulher paulista, seus associados cerrarão 
as portas no dia 19 – quinta-feira – às 
16h30, a fim de prestigiarem o grande 
movimento democrático. 

Apenas um dia antes, o jornal O Estado 
de S. Paulo fez referência a Marcha 
da Família, em reportagem intitulada 
“Delegações de mais de 300 municípios 
participarão da grande passeata pró-
sobrevivência da democracia”. Apesar da 

chamada do artigo evocar os riscos que 
a democracia e Constituição enfrentavam 
com as medidas do presidente, sr. João 
Goulart, a reportagem apenas retratou 
os encaminhamentos da manifestação, 
com a adesão dos municípios e políticos 
envolvidos, além da organização conferida 
por membros da sociedade civil.

No dia 19 de março, o jornal Folha 
de S. Paulo divulgou uma editoria com 
a chamada: “Hoje a Marcha em Defesa 
da Constituição”, em que descreve a 
mobilização em torno da manifestação, 
que já recebia inúmeros ônibus nas 
primeiras horas da manhã, com milhares 
de cidadãos de outras localidades. 
A reportagem deixa claro ao leitor o 
principal objetivo da Marcha da família 
com Deus pela liberdade:

O ponto alto do movimento deverá 
ser a leitura do Manifesto da Mulher 
Paulista. Para os organizadores do 
evento, cujo objetivo é demonstrar 
que, no âmbito nacional, a maioria 
do povo está disposta a defender, 
de qualquer maneira, o regime e a 
Constituição. (Folha de S. Paulo, 
19/03/64)

O jornal O Estado de S. Paulo também 
veicula um texto publicitário, com a 
chamada “Participe da Marcha da família 
com Deus pela liberdade, hoje às 16 horas, 
da Praça da República para a Praça da Sé”.

No dia posterior à Marcha, os jornais 
impressos comemoram o sucesso da 
manifestação, em especial o jornal Folha 
de S. Paulo, com as matérias intituladas 
“São Paulo parou ontem para defender o 
regime” e “Povo, apenas povo”, ocupando 
o primeiro caderno. 

A reportagem esclarece que a Marcha 
havia reunido uma multidão para 
protestar contra o comunismo e defender 
a Constituição e a Democracia. 



 87

Poucas vezes ter-se-á visto no 
Brasil tão grande multidão na rua, 
para exprimir em ordem um ponto 
de vista comum, um sentimento 
que é de todos, como o que ontem 
encheu o centro da cidade de São 
Paulo (...). Ali estava o povo mesmo, 
o povo, constituído pela reunião de 
todos os grupos que trabalham pela 
grandeza da pátria (...) (Folha de S. 
Paulo, 20/03/1964). 

A narrativa jornalística apontava 
que a manifestação conservadora havia 
ganhado as ruas de São Paulo na mais 
ampla defesa pela Constituição:

A disposição de São Paulo e dos 
brasileiros de todos os recantos da 
pátria para defender a Constituição 
e os princípios democráticos, dentro 
do mesmo espírito que ditou a 
revolução de 32, originou o maior 
movimento cívico já observado em 
nosso Estado (...). (Folha de S. Paulo, 
20/03/64)

Na mesma linha editorial, o jornal 
O Estado de S. Paulo, em reportagem 
“Enquanto há liberdade” alerta que 
o evento mostrou a força popular 
empenhada em combater o comunismo, 
em nome da democracia e da lei:

Meio milhão de paulistanos e paulistas 
manifestaram ontem, em São Paulo, em 
nome de Deus e em prol da liberdade, 
mostrando repúdio ao comunismo e a 
ditadura e o apego a lei e a democracia”. 
(O Estado de S. Paulo, 20/03/64). 

Tratada com entusiasmo pelos veículos 
de comunicação, a propagação do 
sucesso da Marcha da família com Deus 

pela liberdade ocupou a agendas dos 
periódicos e terminou por legitimar o 
apoio da opinião pública à intervenção 
militar, que ocorreu onze dias depois, em 
31 de março de 1964.

Considerações Finais
O golpe civil militar de 1964 começou 

a ser pavimentado anos antes, com a 
criação do IPES Instituto de Pesquisa 
e Estudos Sociais (IPES) e do Instituto 
Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), 
cujo principal objetivo era promover a 
desestabilização do governo João Goulart 
junto à opinião pública. 

Nesse sentido, as ações que 
redundaram na deposição do presidente 
constitucionalmente eleito não podem 
ser analisadas apenas como uma 
iniciativa de cunho militar, dissociada 
do contexto da disputa hegemônica de 
segmentos organizados da sociedade, no 
qual prevaleceram os interesses de blocos 
dominantes, detentores dos meios de 
produção e do poder econômico no país 
(DREIFUSS, 1986).

Para difundir os ideais de resistência 
ao governo Goulart, por conseguinte 
a urgência de sua derrubada, a mídia 
jornalística tornou-se aliada relevante 
para o funcionamento do complexo 
IPES/IBAD. A releitura dos editoriais dos 
periódicos escolhidos confirma a atuação 
desses meios como instrumento de 
ação política na mobilização da opinião 
pública para a urgência da derrubada do 
governo em nome da Constituição e da 
democracia. 



88

Referências bibliográficas

AZEVEDO, Fernando A. Mídia e democracia no Brasil: relações entre o sistema de 
mídia e o sistema político. Opinião Pública, Campinas, vol. 12, nº 1, Abril/Maio, 2006, 
p. 88-113.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: 
enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. 
CUNHA, Luiz Cláudio. Do golpe à redemocratização: os ventos da mídia na tormenta 
de 1964. Observatório da Imprensa, 26 jan. 2010. Armazém Literário. Disponível 
em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ventos_da_midia_na_
tormenta_de_1964. Acesso em 15 mar. 2014.
DREIFUS, René Armand. 164: a conquista do Estado: ação política, poder e golpe de 
classe. Petrópolis: Vozes, 2008.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. V.3. Edição e tradução Carlos Nelson 
Coutinho; co-edição, Luiz Sergio Henrique e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2007.
LANE, Robert E; SEARS, David O. A Opinião Pública. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 
1966.
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil, 
1961-1964. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
PERUZZO, Cicilia M.K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na 
construção da cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004.
SAUVY, Alfred. A opinião pública. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1966.
TAVARES, Camilo; TAVARES, Flávio. O dia que durou 21 anos. Documentário. 
Distribuição: Pequi Filmes, 2013.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 
2001.
Acervos on-line pesquisados:

Folha de S. Paulo. Disponível em <http://www.folha.uol.com.br/>
Jornal do Brasil. Disponível em <http://www.jb.com.br/>
O Estado de S. Paulo. Disponível em < http://www.estadao.com.br/>
O Globo. Disponível em < http://oglobo.globo.com/>

Este artigo e todo o conteúdo da Estudos em Jornalismo e Mídia estão 

disponíveis em https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo

Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons 2.5


