
 191

Artigo recebido em 
20/03/2014

Aprovado em 
30/04/2014

LEANI BUDDE 
Universidade Federal de 

Santa Catarina - 
leani8@yahoo.com.br

Graduada em Psicologia 
pela Universidade do 
Vale do Itajaí (1994) 

e em Jornalismo pela 
Universidade Federal de 

Santa Catarina (1985). 
Mestrado em Literatura 

(2007) e Doutorado 
Interdisciplinar em 

Ciências Humanas (2012), 
ambos pela Universidade 

Federal de Santa Catarina. 
Bolsista Capes.

ALEXANDRE 
FERNANDEZ VAZ
Universidade Federal de 

Santa Catarina – 
alexfvaz@uol.com.br
Doutor em Ciências 

Humanas e Sociais 
(Leibniz Universität 

Hannover, Alemanha). 
Professor dos Programas 

de Pós-graduação em 
Educação e Interdisciplinar 

em Ciências Humanas/
UFSC, Coordenador 

do Núcleo de Estudos 
e Pesquisas Educação e 

Sociedade Contemporânea 
(UFSC/CNPq). 

Pesquisador CNPq.

Leani Budde e Alexandre Fernandez Vaz
Resumo
O regime militar no Brasil teve entre suas características o domínio ideológico e o 
controle social, exercido através dos meios de comunicação. Com o apoio explícito 
de jornais, rádios e TVs, ou por meio da censura às informações divulgadas, o regime 
se consolidou e permitiu o fortalecimento de monopólios na área de comunicação. 
Em Florianópolis, apesar do apoio inicial ao regime, o jornal O ESTADO passa por 
reformulações gráfi cas e editoriais justamente no período de maior recrudescimento 
da ditadura, atingindo então, contraditoramente, o período mais expressivo em 
termos jornalísticos. Deixa de ter a preferência como porta-voz dos militares, que 
optam pela RBS – Rede Brasil Sul de Comunicações, do Rio Grande do Sul, ao 
conceder ao grupo a outorga da concessão de TV, que também era disputada por O 
ESTADO.

Palavras-chave
Ditadura militar, monopólio comunicacional, jornalismo impresso.

Abstract
Th e military government in Brazil was characterized by ideological domination and 
social control, exercised through the media. Th rough explicit support of newspapers, 
radio and TV, or through the censure of information disseminated, the government 
was consolidated and enabled the strengthening of monopolies in the communication 
area. In Florianopolis, despite the initial support to the government plan, the 
newspaper O ESTADO is being reformulated graphic and editorial precisely at a 
time of resurgence of dictatorship, reaching then, in other hand, the most signifi cant 
period in journalistic terms. Break off  to be preferred as the representative of the 
military, who opting for RBS - Network Communications Southern Brazil, from Rio 
Grande do Sul, and give to the group the Concession TV, which was also disputed by 
O ESTADO.

Keywords
Military oppression, communication monopolies, printed journalism.

Jornalismo e ditadura em 
Florianópolis: sobre o jornal O 

Estado

DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n1p191

Estudos em Jornalismo 
e Mídia 

Vol. 11 Nº 1  
Janeiro a Junho de 2014 

ISSNe 1984-6924



192

A ditadura cívico-militar 
instalada no Brasil de 
1964 a 19852 teve apoio 
de empresários ligados 
às comunicações em 

todo país. O jornal O ESTADO, de 
Florianópolis, capital de Santa Catarina, 
era um dos veículos que explicitamente 
defendia os interesses da ARENA – 
Aliança Renovadora Nacional, sigla 
que dava sustentação ao regime. Com a 
vinculação desde 1945 ao antigo PSD3 
– Partido Social Democrata, juntou-
se à agremiação política adversária de 
décadas, a UDN – União Democrática 
Nacional, na defesa da ARENA e do 
governo militar. 

Por contraditório que pareça, nesse 
período O ESTADO atinge sua fase 
mais significativa na qualidade de seu 
jornalismo, ao adotar formato gráfico 
moderno e profissionalizar sua redação 
a partir de 1972, no auge do regime de 
exceção. A modernização gráfica do 
impresso, frequentemente exaltada em 
edições comemorativas de seu aniversário, 
junto com a formação de equipe 
jornalística experiente em informar e 
não apenas defender um partido político, 
pressupunha um direcionamento do 
veículo no sentido da democratização, 
ou pelo menos, da pluralidade do 
foco noticioso. Não deixa de ser algo 
peculiar no momento em que começava 
a se fomentar no país uma tendência nas 
principais capitais brasileiras, parte da 
estratégia política dominante daquele 
momento em que confluíam os interesses 
do regime militar e dos empresários da 
área de comunicação. O governo precisava 
interiorizar a comunicação no Brasil 
para consolidar o domínio ideológico e 
os empresários visavam aumentar seus 

ganhos ampliando seu alcance junto 
ao público e tendo maior número de 
veículos sob seu controle. Ortiz (1991), 
entre outros autores, demonstra a estreita 
ligação entre os propósitos da ditadura 
militar do Brasil e o fortalecimento 
de monopólios comunicacionais, 
especialmente o da Rede Globo e suas 
afiliadas, para a ocupação ideológica e a 
interiorização do país. Em Florianópolis, 
emissoras de rádio e jornais impressos 
também colaboraram na implementação 
do ideário autoritário (MAY, 1998; 
PERTILE, 2003).

O presente artigo visa demonstrar a 
trajetória de O ESTADO nas décadas 
de 1970 e 1980, consideradas o período 
áureo do jornal, já que a partir dessa 
transição para um novo jornalismo, 
começou a ser visto como um impresso 
digno de credibilidade em sua busca da 
neutralidade/imparcialidade jornalística, 
algo que, paradoxalmente, acontece no 
momento em que a liberdade de expressão 
era cerceada em todo território nacional. 

Talvez essa contradição indique que 
apesar de cumprir seu papel e apoiar o 
regime, não foi o veículo de comunicação 
de Florianópolis preferido pelo governo 
ditatorial, que acabou apostando no 
conglomerado RBS – Rede Brasil Sul de 
Comunicações como principal aliado 
de seus propósitos. A chegada do grupo 
do Rio Grande do Sul, em 1979, ajuda a 
entender a progressiva decadência de O 
ESTADO a partir dos anos 1990.

	

Um jornal político 
e partidário

Fundado por comerciantes em 1915, 
O ESTADO sempre esteve atrelado 
a interesses político-partidários. O 

1- O presente traba-
lho contou com apoio 
financeiro da CAPES 
(Bolsa de douto-
rado) e apresenta 
resultados parciais 
dos projetos Teoria 
Crítica, Racionali-
dades e Educação 
(IV), financiado pelo 
CNPq.
2 Período da história 
política iniciado 
com o golpe militar 
de 31 de março de 
1964, que resultou 
no afastamento do 
Presidente da Repú-
blica, João Goulart, 
assumindo o governo 
federal o Marechal 
Castelo Branco. 
O regime militar 
teve ao todo cinco 
presidentes e uma 
junta governativa, 
estendendo-se do ano 
de 1964 até 1985, 
com a eleição do civil 
Tancredo Neves. 
O regime pôs em 
prática vários Atos 
Institucionais, cul-
minando com o AI-5 
de 1968, que deter-
minou  a suspensão 
da Constituição de 
1946, a dissolução 
do Congresso Bra-
sileiro, e a supressão 
de liberdades indivi-
duais. Ao extinguir 
os partidos políticos 
estabeleceu o bipar-
tidarismo, através da 
Arena – Aliança de 
Renovação Nacional, 
que absorveu os par-
tidos conservadores 
como a UDN e PSD, 
e o MDB – Movi-
mento Democrático 
Brasileiro, que agluti-
nava os oposicionis-
tas. Grupos políticos 
mais à esquerda 
tentaram combater o 
regime ditatorial por 
meio de guerilha ur-
bana e rural e  foram 
violentamente repri-
midos, com prisão, 
tortura e assassinato 
de seus militantes.



 193

primeiro líder político a controlar o 
periódico foi Victor Konder, Ministro do 
governo Washington Luz, que se exilou 
em Portugal após a chegada ao poder, 
em 1930, de Getulio Vargas, a quem o 
jornal combatia na ocasião.  Em 1945 foi 
comprado pelo político Aderbal Ramos 
da Silva (o ARS), principal proprietário 

do jornal ao longo de toda sua existência, 
deputado e depois governador, passando 
então a defender as bandeiras do antigo 
PSD.

O que ocorria em Santa Catarina 
não é diferente do que está presente na 
história do jornalismo como um todo, 
conforme demonstrou Rüdiger (2010 
p. 220), segundo o qual “O jornalismo, 
ninguém negará, se desenvolveu a 
reboque do curso seguido pela vida 
política. As folhas de vários tipos foram 
muito tempo órgãos de partidos.”  Em 
Santa Catarina, porém, a mudança no 
perfil chega mais tardiamente e o período 
em que cada partido tinha seu próprio 
jornal se estende ao longo dos anos, 
sendo o da UDN – União Democrática 
Nacional (família Konder Bornhausen) 
A Gazeta, extinto nos anos 1960. Como 
as duas siglas estavam reunidas sob a 

agremiação ARENA, bastava um jornal 
na pequena capital, e O ESTADO havia 
se comprometido a cumprir seu papel 
(MAY, 1998).

O político Aderbal Ramos 
da Silva comanda nos 
bastidores do jornal

As preferências políticas do ex-
governador e sua influência sobre a 
trajetória do jornal ficam mais evidentes 
quando se analisa sua ligação com o 
regime e os desdobramentos políticos daí 
resultantes. Com a dissolução dos partidos 
pela ditadura cívico-militar e a instalação 
do bipartidarismo, a UDN (Konder 
Bornhausen) e parte do PSD (Ramos) se 
aglutinam em torno da ARENA. Ou seja, 
nesse período, O ESTADO que havia sido 
comprado por Aderbal para se contrapor 
aos Konder Bornhausen, passou também 
a apoiá-los, já que agora estavam todos 
juntos sob a mesma sigla partidária.  Essa 
fusão suspendeu as disputas políticas 
entre os dois grupos conservadores 
através dos meios de comunicação, o que 
possivelmente contribuiu para a extinção 
do jornal A Gazeta, ligado à UDN. O 
ESTADO apoiou o golpe de 1964 e a 
campanha financeira para “reconstrução 
nacional”. Conforme May (1998, p. 136), 
“de acordo com o jornal O ESTADO, ficou 
estabelecido em reunião que a imprensa 
escrita e falada daria a ela seu apoio, 
fazendo ´slogans`, ´jingles `e outras 
modalidades de propaganda.” Como 
se observa, o apoio foi explicitamente 
divulgado, não se travestindo apenas em 
conteúdo editorial político e ideológico 
de defesa do regime. No final dos anos 
1960, Colombo Salles foi governador 
respaldado pela corrente pessedista dos 

Fundado por 
comerciantes 
en 1915, o jornal 
sempre esteve 
atrelado a 
interesses 
político-partidários

3- Embora a sigla  
PSD recriada em 

2011 tenha  caráter 
liberal-conservador, 
como o antigo PSD, 

este apoiava nos 
anos 1940 o PTB 

de Getulio Vargas,  
formando o bloco 
pró-getulista  da 

política brasileira, 
em oposição à União 

Democrática 
Nacional (UDN), 

antigetulista. O PSD 
do século passado 

elegeu Juscelino Ku-
bitscheck para Presi-

dente da República, 
em 1955, e foi 

extinto pela ditadura 
dez anos depois, 

quando parte de seus 
integrantes integrou-

se ao MDB-Movi-
mento  Democrático 

Brasileiro (oposição) 
e outros juntaram-se 

à Arena. 



194

Ramos, mas passou a sofrer oposição 
da imprensa local ao declarar “guerra 
às oligarquias”. Considerado um gestor 
moderno à época, a ressalva a seu 
nome demonstra as divisões dentro da 
agremiação que defendia o governo 
autoritário. Aderbal deixa de apoiá-lo 
e Colombo Salles perde a sucessão para 
Antonio Carlos Konder Reis, escolhido 
pelos militares, em 1972. 

Já sem cargo público, Aderbal dizia em 
1977 que O ESTADO não poderia mais 
ser porta-voz de partido, porém, apoiava, 
na medida do possível, a ARENA. Mas 
a relação era conturbada, com episódios 
como o de 23 de novembro de 1978, 
quando o jornal abre espaço na capa para 
anunciar resumo do editorial “Gesto que 
amesquinha”. Mencionava o “boicote 
do governador Konder Reis ao jornal, 
suprimindo qualquer matéria paga de 
O ESTADO [...] a partir daquela edição 
todas as notas, reportagens, artigos e 
informações tratavam o governador de 
SC de ´Antonio C. K. Reis`.” (PEREIRA, 
1992, p. 92). O sobrenome histórico e 
representante da oligarquia Konder era 
omitido propositalmente pelo jornal, 
como forma de desprestigiar e sutilmente 
confrontar o governador. Ex-dirigentes 
contam mais detalhes dessa ruptura entre 
o jornal e o governador daquele período: 

Com suas manias, achava que o 
jornal, sendo do PSD, ainda não o 
tratava como se fosse, estivessem 
todos juntos. Na verdade, fazíamos 
jornalismo, ele queria só favor, algo 
chapa branca.  A ponto do Konder 
Reis cortar verba da publicidade do 
governo, essa coisa toda, houve uma 
ruptura, do estado com O ESTADO, 
a ponto do jornal só chamá-lo de 
AK Reis. Pra deixá-lo bem nervoso 
mesmo, ele ficava furioso, chaman-
do-o de AK Reis. [...] Mas o jornal 
não se rendeu, e sempre foi assim. 

(SCHLINDWEIN, depoimento, 
2011). 

Tivemos problemas, porque todos 
os jornais dependem muito de ver-
ba pública. E nós, foi num governo, 
hoje até é meu amigo, mas no gover-
no Antonio Konder Reis nós ficamos 
praticamente quatro anos sem rece-
ber um tostão do governo, por causa 
de nossa posição de independência. 
Talvez burrice também, intransigên-
cia, talvez hoje, não sei se faria isso, 
mas faria sim. É porque ele queria 
mandar no jornal e tal, então eu: 
“Então, o Sr, compra um jornal pra 
fazer isso, quer editar um jornal, o Sr 
compre um, que aqui nesse não”. Aí 
ele ficou uma fera. (COMELLI, de-
poimento, 2011).

Essa crise na relação com o governo 
estadual tivera início um ano antes, 
quando da concessão, pelo governo 
federal, para Florianópolis, do segundo 
canal de televisão VHF – Very Hight 
Frequency4. A disputa pelo novo canal 
seria determinante pois todos os 
pretendentes à concessão já sabiam da 
força que a televisão passara a ter entre os 
meios de comunicação de massa. Valente 
(2005) relata em detalhes o processo de 
escolha dos concessionários do canal, em 
que Comelli esperava ser vitorioso: 		
		

Sirotsky propõe sociedade a Comelli 
e ao ex-governador Aderbal Ramos 
da Silva. A minuta do contrato chega 
a ser redigida. Mas a pressão contra 
essa aliança com “os estrangeiros” 
cresce. Imaginavam os opositores da 
sociedade, que numa disputa com 
um pretendente de outro estado, 
o governador tomaria partido 
dos locais. Comelli e Aderbal 
recuam e Sirotsky decide entrar 
na disputa sem sócios. Em 1977 a 
TV Catarinense é outorgada à RBS 
(Rede Brasil Sul), de Sirotsky, com as 
bênçãos de Antônio Carlos Konder 
Reis. A televisão entra no ar em 

4- Refere-se ao 
sistema analógico 
de transmissão do 
sinal da TV, divul-
gada através de rádio 
transmissões em 
canais designados 
na frequência entre 
54 e 890 MHz. É 
um sistema de curto 
alcance, permite 
aos telespectadores 
sintonizar canais 
com abrangência 
local/regional. Neste 
formato, a pro-
gramação de rede 
nacional é difundida 
por retransmissores 
locais. É diferente do 
sistema via satélite, 
em que o próprio 
telespectador sin-
toniza diretamente 
os canais nacionais e 
internacionais. 



 195

1979 retransmitindo a programação 
da Globo, que anteriormente era 
exclusividade da TV Coligadas. [...] 
a ganhadora chega ao estado com 
o poderosíssimo trunfo que é a 
Rede Globo e seu quase monopólio 
de faturamento comercial. Assim 
como a chegada do off-set e das 
novas práticas profissionais foi 
importante para os jornalistas e para 
o jornalismo, a disputa pelo segundo 
canal de TV em Florianópolis 
foi decisiva para as empresas. 
(VALENTE, C. In: BALDESSAR & 
CRISTOFOLETTI, 2005, p. 80). 

Como se pode observar, a disputa 
pela emissora de TV deixaria sequelas 
políticas e consequências no panorama 
concorrencial, já que a chegada da RBS 
contribuiu para as mudanças na imprensa 
local e mesmo na cidade de Florianópolis. 
Uma das consequências da instalação da 
RBS foi a intensificação da integração 
estadual por meio da comunicação, já 
que no mesmo período o governo federal 
ampliava a rede de telecomunicações 
no estado, o que ajudou na formação 
e implantação do sistema em rede de 
emissoras de TV.  Era a execução em Santa 
Catarina da parceria entre o governo 
cívico-militar e os conglomerados de 
comunicação.

ARS, embora dono dos principais 
veículos de comunicação à época, 
raramente concedia entrevistas, mas 
“nos fins de tarde, com frequência ´batia 
ponto` no estacionamento de O ESTADO, 
onde mantinha conversas com o editor-
chefe Luiz Henrique Tancredo, redator da 
´Informação Geral`, a coluna editorial5 

do jornal.” (PEREIRA, 2011, p. 21). 
Integrantes da família Ramos dirigiram 

o jornal depois de Barreiros Filho ocupar 
o cargo como um dos primeiros homens 
de confiança de ARS. Primo de Aderbal, 
Rubens de Arruda Ramos atuou no 

impresso até 1965, e assinava sua principal 
coluna política daqueles anos, sob o 
pseudônimo de Guilherme Tal. Era pai do 
colunista Paulo da Costa Ramos (PCR)6 e 
do cronista Sérgio da Costa Ramos, este 
detido por alguns dias durante o período 
ditatorial devido a uma crônica em que 
supostamente fazia críticas ao general 
Artur da Costa e Silva, que então chefiava 
o país.  Rubens de Arruda Ramos foi 
substituído por Domingos Fernandes de 
Aquino e, aos poucos, as notícias foram 
ocupando o lugar dos artigos de opinião. 

Até o início dos anos 1970 o jornal 
mantinha o propósito de dirigir a opinião 
pública por meio de um discurso de 
conotações claras, omitindo opiniões 
contrárias ou divergências políticas e 
sociais. Aos poucos, porém, foi também se 
deslocando da esfera predominantemente 
política para incorporar outros temas de 
interesse da população. As mudanças 
foram implementadas depois que assumiu 
a direção do jornal o genro de ARS, José 
Matusalém Comelli7, que ficaria à frente 
do periódico até sua falência. O diretor 
presidente admite a ligação partidária, 
mas ressalva as mudanças que começaram 
a ocorrer a partir de sua gestão: 

Eu comecei a mudar até no visual 
político, era um jornal do partido, 
PSD, ninguém escondia isso.  Até 
numa ocasião um queixoso desse, 
saiu alguma coisa que não tinha gos-
tado e perguntou pra mim: “Afinal 
esse jornal é nosso ou não é?”, “Nos-
so o que?” “Do PSD” “É mais ou me-
nos, é dos amigos”. Nós quebramos 
alguns tabus, tinha notícia que não 
se dava e tal, e passamos a trazer 
reivindicações do povo, da coletivi-
dade. O ônibus quebrava, atrasava, 
e eram tudo coisas de correligioná-
rios... Eram pessoas que antes eram 
inatingíveis, coisas que eram ignora-
das. (COMELLI, depoimento, 2011).

5- O editorial é a parte 
do jornal que reflete 
a posição oficial da 

direção sobre algum 
assunto do momen-

to. Geralmente é um 
espaço claramente 

denominado numa das 
primeiras páginas da 
edição.  No caso cita-

do, parece ser a voz de 
ARS no jornal,  pois 

existia também o edi-
torial nominado como 
tal, escrito por um dos 

dirigentes, por vezes, 
pelo  próprio presi-

dente José Matusalém 
Comelli. Ou seja, na-

quele momento haviam 
dois espaços em que 

a opinião da empresa 
era expressa. A de 

“Informação Geral” 
trazia aspectos dos 

bastidores da política e 
defendia interesses do 

ex-governador, e a o 
editorial propriamente 

dito fazia considera-
ções sobre algum tema 
em destaque no jornal.

6- PCR foi dirigente 
de OE nos anos 1970 e 
assinou coluna de con-
teúdo político ideológi-

co por quase 50 anos 
no jornal, defendendo 

ideais considerados 
conservadores, ou de 

“direita”. Em 2001 foi 
acusado pelo MPF de 
fazer apologia de dis-
criminação étnica em 
artigo que se referia à 
comunidade indígena 

do Morro dos Cavalos, 
em Palhoça. Secretário 

da Comunicação no 
governo Konder Reis, 
após o fim de jornal, 

atuou em empresa da 
indústria química do 

Brasil.



196

Pelo relato observa-se que a mudança 
no enfoque jornalístico causava surpresa 
aos correligionários acostumados a 
serem protegidos com o silêncio do 
jornal a respeito de seus procedimentos 
muitas vezes contrários aos interesses 
da comunidade. Embora um veículo 
vinculado a ARENA e em plena 
ditadura militar, as representações do 
fazer jornalístico começavam a mudar 
e continuariam a se alterar, ao longo do 
tempo, no periódico. 

Apesar da ditadura, gran-
des reportagens nos anos 
1970 e 1980

Os anos 1970 e 1980 de fato marcaram o 
auge do jornal, pela diagramação e formato 
correspondentes ao que se fazia em todo 
o país e pelas reportagens produzidas na 
redação. Além de jornalistas formados 
vindos de outros estados, o jornal 
contratou em 1971 o colunista Beto 
Stodieck8, que seria um dos ícones do 
periódico nos anos dourados. A presença 
de Stodieck e de jornalistas profissionais 
na redação marcariam o período em que 
O ESTADO começaria a ser visto como 
um impresso mais informativo e menos 
político, numa busca da imparcialidade 
jornalística, mesmo sendo um jornal 
defensor do sistema político vigente e 
de haver censura à imprensa. Além dos 
investimentos em maquinário, naquele 
começo dos anos 1970 iniciou-se uma 
transformação no fazer jornalístico, e 
a atuação se dava na perspectiva de que 
jornalismo é um serviço público, que 
atende ao interesse público e atua como 
mediador entre a sociedade e os poderes 
constituídos. Tornou-se o período em 

que viveu “fase áurea, em termos de 
tiragem, circulação e prestígio em todo 
o estado, com importantes jornalistas 
e colaboradores [...] era uma escola de 
jornalismo.” (PEREIRA, 1992, p. 119). 
Essa afirmativa é reforçada por outro 
jornalista reconhecido na cidade:

Em SC, os anos 1970 e 1980 foram 
os tempos áureos do jornal O ES-
TADO, de Florianópolis. A redação, 
desde a velha sede da Felipe Schmi-
dt, até o prédio moderno – projeta-
do exclusivamente para o jornal – no 
Saco Grande – reunia nesta época 
um grupo dos melhores jornalistas 
do Sul do país. Esse grupo viveu a 
repressão da ditadura militar e tam-
bém disse sim à reconstrução demo-
crática, às diretas já, à nova Consti-
tuição. (SARDÁ, 2007, p. 73)

Acontecimentos políticos como a 
Novembrada, em 1979, e tragédias como 
a queda de um avião da Transbrasil, 
no distrito de Ratones, em 1980, 
receberam ampla cobertura jornalística. 
A manifestação popular em plena 
ditadura, surpreendendo a até então 
pacata Florianópolis,  mostrou-se em 
protesto estudantil e de moradores 
contra o ex-presidente Figueiredo.  O 
episódio, que passou a ser conhecido 
como Novembrada, coloca Florianópolis 
nas manchetes nacionais, embora a 
emissora de TV do grupo RBS, instalada 
naquele ano na cidade, tivesse deixado 
de apresentar seu principal noticiário 
naquela noite para não tratar do assunto 
e não se indispor com o governo militar, 
de quem acabara de receber a concessão 
do canal de TV9. Detalhado no quadro 
abaixo, o acontecimento ficou conhecido 
por aquele nome por ter desencadeado 
uma sequência de manifestações na 
quadra que circunda a Praça XV, iniciadas 

7- Conforme 
Tancredo (1998), 
poucos anos antes 
de assumir o co-
mando do jornal, 
Comelli havia 
sido ajudado pelo 
sogro a se evadir 
de Florianópolis 
para fugir da per-
seguição dos mili-
tares, já que fizera 
parte da UNE-
União Nacional 
dos Estudantes, 
entidade extinta 
pelo regime ditato-
rial. A militância 
estudantil de 
Comelli teria in-
fluenciado na de-
cisão do governo 
militar, em 1977, 
de não conceder a 
outorga de canal 
de televisão para 
O ESTADO.



 197

no dia 30 do mês de novembro, dia da 
visita. 

Quadro 1. Descrição do episódio 
Novembrada, ocorrido em 1979.

   Um dos jornalistas que trabalhou no 
dia da visita do general conta como 
acompanhou o processo de divulgação do 
assunto:

Eu fui escalado pra visita do Figuei-
redo pra fazer a coisa mais insigni-
fi cante que era fi car na rua e ver o 
general passar em revista à tropa 
que se formava em honra dele. Mas 
como eu sou um cara com sorte, re-
pórter tem que ter sorte também... 
Todo o tumulto aconteceu na rua 
e eu escrevi na época várias laudas. 
[...] eu olhei assim, na cesta do lixo 
metade das laudas tava no cesto e o 
resto das laudas riscadas. Quer di-
zer, a história saiu, mas pela metade. 
[...] Foi uma história manca, contada 
pela metade, mas foi o registro pos-
sível. O Comelli justifi cou que tinha 
recebido ligações de generais, da Po-
licia Federal e tal. (CAMARGO, de-
poimento, 2011).

O depoimento é importante por relatar 
detalhes dos bastidores daquele momento 
histórico para a política catarinense 
e nacional. Demonstra também as 
intervenções que ocorriam sobre os 
jornais no período militar, quando a 
censura se dava diretamente sobre as 
matérias a serem publicadas, muitas 
vezes impedindo ou recortando o texto 
fi nal. O partidarismo explícito, embora 
em declínio, aparece ainda na primeira 
eleição para governador, em 198210, perto 
do fi m do período ditatorial. 

Mesmo com a ampliação do foco 
jornalístico, em abril de 1985, ainda no 
início da redemocratização do país, a 
política estava em destaque na capa de 
O ESTADO: “Aliança Amin e Jaison 
está praticamente selada”, com foto de 
ambos e a legenda “...coalizão se dará 
com a ocupação de espaços no governo 
por peemedebistas que seguem a sua 
liderança”. A notícia tinha destaque 
porque os dois políticos haviam tido 
uma disputa acirrada na eleição de 1982.  

8-  Irreverente e 
controverso, Sér-
gio Roberto Leite 

Stodieck (Beto), 
de família tradi-
cional da capital 
catarinense, fi lho 

do historiador 
Henrique Sto-

dieck e de Maria 
da Graça Leite 

Stodieck, come-
çou sua atividade 

como colunista 
em julho de 1971 

no jornal O ESTA-
DO, aos 25 anos. 

Formara-se em 
Direito na Univer-
sidade Federal do 

Rio de Janeiro e 
tivera sólida for-

mação intelectual 
e cultural. Dizia-
-se um colunista 
“social/lógico”, 

e procurava mos-
trar as diferenças 
da sua coluna em 

relação ao que 
se conhecia por 

colunismo social. 
Apresentava-se 
como profi ssio-

nal ético que 
pretendia dar um 
signifi cado social 
ao seu ofício. No 
penúltimo ano de 

sua coluna, ele 
reafi rma na nota 
É verdade: “Não 
existe mal maior 

à imprensa do que 
o jornalista que 
bajula o poder. 

Denigre a profi s-
são, empobrece 
a classe.” (O E, 
11 de agosto de 
1989) A coluna 
seria publicada 

até julho de 1990, 
um mês antes de 
sua morte, em 6 

de agosto do mes-
mo ano. Fonte: 

Dados compilados 
pelos autores a 
partir da verifi -

cação dos jornais 
citados e do ótimo 
trabalho de Porto 

e Lago (1999).

A Novembrada é como fi cou conhecido 
o episódio ocorrido durante visita a 
Florianópolis do último general a exercer 
a presidência da República no período 
militar (1964-1985). O General João 
Baptista Figueiredo, junto com autoridades 
locais como o então governador Jorge 
Konder Bornhausen, estavam no 
Palácio Cruz e Souza, sede do governo 
estadual à época, em frente à Praça XV 
de Novembro, também conhecida como 
Praça da Figueira. Apesar das faixas e 
balões festivos para o “João da conciliação”, 
mote criado pelo governo central para 
tentar popularizar a imagem do General 
Presidente, na mão de algumas pessoas, 
a maioria dos presentes ali aderiu ao 
protesto contra o regime militar. O general 
irritou-se com a manifestação (contra 
a ditadura e a carestia) e fez um gesto 
considerado obsceno, desencadeando 
mais revolta. O então presidente sentiu-se 
ofendido por supostas agressões verbais 
e desceu à rua para falar com as pessoas. 
Iniciou-se bate boca, correria e agressões à 
comitiva presidencial próximo ao Palácio 
Cruz e Souza e à rua Felipe Schmidt, no 
trajeto entre o Palácio e o Senadinho, 
ponto de café famoso à época e onde o 
Presidente receberia título de associado.  
Enquanto o Ministro das Minas e Energia, 
César Cals, levava um tapa no rosto 
de motorista de táxi revoltado com os 
constantes aumentos no preço da gasolina, 
Figueiredo tomou rapidamente seu café 
e retornou ao aeroporto, encerrando 
antecipadamente sua visita à cidade. 
Nos dias seguintes sete estudantes da 
UFSC (Adolfo Dias, Amilton Alexandre,  
Geraldo Barbosa, Ligia Giovanella, 
Marize Lippel, Newton Vasconcelos 
e Rosangela Koerich de Souza) foram 
presos e enquadrados na Lei de Segurança 
Nacional. Vários protestos mobilizaram 
moradores da cidade exigindo a libertação 
dos estudantes, o que ocorreu duas 
semanas depois. Mesmo assim houve 
julgamento militar em Curitiba, e os 
estudantes foram absolvidos por um voto 
de diferença (3x2), por falta de provas. 

assunto:assunto:

detalhes dos bastidores daquele momento 
histórico para a política catarinense 
e nacional. Demonstra também as 
intervenções que ocorriam sobre os 
jornais no período militar, quando a 
censura se dava diretamente sobre as 
matérias a serem publicadas, muitas 
vezes impedindo ou recortando o texto 
fi nal. O partidarismo explícito, embora 
em declínio, aparece ainda na primeira 
eleição para governador, em 1982
do fi m do período ditatorial. 

jornalístico, em abril de 1985, ainda no 
início da redemocratização do país, a 
política estava em destaque na capa de 
O ESTADO: “Aliança Amin e Jaison 
está praticamente selada”, com foto de 
ambos e a legenda “...coalizão se dará 
com a ocupação de espaços no governo 
por peemedebistas que seguem a sua 
liderança”. A notícia tinha destaque 

assunto:



198

Na mesma capa do jornal, foto legenda 
com protesto liderado pelo Partido dos 
Trabalhadores contra aumento da tarifa 
de ônibus. Além disso, na política local, a 
manchete: “Empreguismo na prefeitura é 
denunciado” – Armando Lisboa, suplente 
de vereador do PMDB que assumira por 
Aloizio Piazza ter se tornado prefeito, fez 
a denúncia. 

Pode-se observar que além de tentar 
evidenciar uma postura democrática, 
o jornal aproveita para “alfinetar” o 
PMDB, adversário histórico do então 
PDS.  As manchetes em destaque e as 
notas de coluna indicam como ainda 
eram presentes no jornal naquele período 
as questões políticas, os cargos públicos, 
os interesses partidários. “Governo 
nega boicote a Florianópolis”, e “Cai o 
nível na Assembléia”, por briga entre 
peemedebistas, também eram manchetes 
naquele mês. 

O governo estadual era do PDS, sigla 
afinada com o jornal, e a prefeitura 
fora recém assumida pelo PMDB. Ao 
mesmo tempo, alguns dias depois, via-
se em destaque matéria sobre pobreza 
em Florianópolis, dizendo que havia 
“1.500,00 famílias sem casa” e que 
“Crescem invasões”. Em manchete 
secundária, “Leste da Ilha teme poluição 
desenfreada”. Uma grande reportagem no 
segundo caderno de um fim de semana 
tratava do lixo urbano. 

Num outro dia do mesmo mês, também 
no segundo caderno, a manchete: 
“Florianópolis, um misto de beleza, 
insalubridade e grandes deficiências”. 
Alguns meses depois, em novembro, 
reportagens especiais tratam da miséria.  
O jornal tentava contemplar assuntos 
de interesse econômico e social embora 
mantivesse também o espaço para as 

controvérsias políticas da cidade e do 
estado.

Um jornal versus um 
conglomerado: a chegada 
da RBS muda a imprensa e 
a cidade

Uma segunda “invasão” de gaúchos 
na redação ocorreria em 1985, conforme 
informação do próprio O ESTADO, em 
matéria retrospectiva no aniversário de 76 
anos. A chegada destes jornalistas coincide 
com o período de redemocratização do 
país e a eleição do candidato de oposição, 
Edson Andrino (PMDB), para prefeito, 
que teve apoio de setores do PT, inclusive 
com nomes no secretariado do governo 
municipal. É um momento de renovação 
política e cultural na cidade. Além disso, 
a RBS iniciava a implantação do projeto 
de instalação de seu jornal, trazendo 
também profissionais do estado vizinho. 
São fatores que contribuem, entre outros, 
para as mudanças em curso que começam 
a ser mais visíveis na cidade. Talvez se 
possa dizer que se instalara uma nova 
onda de transformações, depois daquele 
ocorrida nos anos 1970 com a chegada 
da Eletrosul e a consolidação da UFSC. 
Vigorava, na pequena cidade de então, uma 
outra concepção empresarial e comercial. 
Nessa perspectiva quase ingênua para 
os atuais padrões concorrenciais, 
o jornal sequer era visto como um 
empreendimento comercial11. Ou seja, 
para o jornal O ESTADO, o propósito 
ainda era de informar/formar os leitores, 
numa expectativa da imprensa como 
missão. A empresa concorrente já vem 
com uma nova perspectiva de negócio12 
e de jornal, tendo como pressuposto 
o leitor como consumidor, a lógica do 

 9- Informação verbal 
destacada pelo jornalista 
Moacir Pereira em pa-
lestra em evento alusivo 
aos 30 anos da novem-
brada realizado no 
auditório do CFH/UFSC 
dias 29 e 30/11/2009.
10- Conforme Fer-
nandes (1998 p. 87) 
“no ano do retorno das 
eleições para o governo 
do Estado, o posicio-
namento político do 
jornal fica explícito em 
seu apoio a Esperidião 
Amin”, do PDS (Ex-
Arena). Aguiar (1991) 
analisou os editoriais 
do jornal e constatou 
que o candidato Amin 
não teve nenhuma 
referência desfavorável, 
enquanto o candidato 
da oposição, Jaison 
Barreto, era classi-
ficado como “radical” 
e “despreparado”. (p. 
238 e 241).



 199

jornal feito para dar lucro13. Ou seja, 
enquanto o Diário Catarinense adotava 
uma perspectiva comercial, da imprensa 
como meio publicitário, O ESTADO 
ainda tinha como primazia ser um veículo 
de informação jornalística, sendo a área 
comercial uma complementação e não o 
objetivo principal. 

A diferença entre os dois estilos é 
que a RBS utilizava práticas de gerência 
corporativas e industriais condicionadas 
pela racionalidade fordista e pós-fordista 
de acumulação (FONSECA 2005). Cruz 
(1994) analisa, a partir do conceito de 
Indústria Cultural, desenvolvido por 
Theodor Adorno, as estratégias do 
grupo RBS para implantar-se em Santa 
Catarina. Essa autora apresenta detalhes 
de como a empresa, usando o discurso 
de ser “apolítica”, conseguiu convencer 
os políticos a avalizarem sua entrada no 
estado. Segundo ela, Maurício Sirotsky 
Sobrinho e seu filho Nelson procuraram 
o governador de Santa Catarina, Antonio 
Carlos Konder Reis, e pediram para que 
não vetasse a indicação do grupo para 
a concessão, caso fosse aprovada em 
Brasília: 

Konder Reis disse que não tinha 
veto a fazer. Para Nelson Sirotsky, 
essa postura representou um 
grande trunfo: tinham obtido 
em Santa Catarina “a isenção do 
poder político. Não o apoio, mas a 
muito difícil isenção.” Em Brasília 
a estratégia foi a mesma, de acordo 
com Nelson Sirotsky. O argumento 
da capacidade técnica e profissional 
foi usado para contrapor às alianças 
políticas existentes [...] Em termos 
mais amplos, a escolha de um 
grupo não partidário em SC parece 
ter coincidido com a mudança da 
relação do governo federal com o 
empresariado, em uma nova aliança, 
mais adequada aos termos do grande 
capital, onde os setores “tradicionais” 

foram sendo afastados do poder 
pelos “modernos”, representados 
pela grande indústria e pela grande 
empresa. (CRUZ, 1994, p. 63 e 66).

A análise de Cruz mostra como 
iniciou uma nova fase da imprensa 
em Florianópolis e em Santa Catarina, 
passando a dominar a partir de então o 
conceito de mercado14 da comunicação. 
Até então, rádios e jornais da cidade 
eram vistos e atuavam basicamente 
como integradores da sociedade, numa 
perspectiva ingênua e artesanal de fazer 
comunicação. Naquela década de 1970, 
a Rede Globo se expandiu em todo país, 
por meio de cadeia de emissoras de TV, 
numa perspectiva de interiorização 
do Brasil apoiada pelo regime militar. 
Conforme Ortiz (1991), ocorreu então a 
convergência de interesses dos militares, 
que instalaram a infraestrutura de 
telecomunicações, e do empresariado 
nacional: os primeiros queriam unificar 
consciências, e os donos de TV e 
outros negócios queriam integração 
de mercados. Assim como a expansão 
da Rede Globo levou à decadência as 
TVs que existiam localmente em São 
Paulo e Rio de Janeiro, a chegada da 
RBS, inicialmente com seu sistema 
de televisão e rádio e posteriormente 
com jornal impresso, significou o fim 
do “amadorismo” na comunicação em 
Florianópolis. Conforme Fernandes 
(1998, p. 74),

Até o final dos anos 1970 o volume 
de capital investido no mercado 
de produção cultural na capital era 
muito baixo. Nesse período os gastos 
com publicidade começavam a 
migrar do rádio e dos jornais para a 
televisão. Contudo, a televisão ainda 
não havia desenvolvido formas 
próprias de gestão de seus espaços 
publicitários, limitava-se a assimilar 
as mesmas formas de operação da 

11- Em entrevista, o 
último proprietário do 

jornal diz explicita-
mente que o objetivo 
do jornal era primei-

ramente político e que 
não visava lucro, como 

era o caso de outras 
empresas da família, 

sendo o bastante que se 
sustentasse economica-

mente.
12- Cruz (1994, p. 137)) 

cita os valores cobra-
dos pela RBS TV para 
inserção comercial em 

sua programação de 
horário nobre, cujo 

montante se equivale 
a soma das três outras 

redes de TV local. 
Baseada nos custos op-

eracionais, a empresa 
teria como meta faturar 
30 vezes mais do que as 

outras emissoras. 
13- Segundo Lissoni 
(2006) “A empresa 
trata o lucro como 

condição para a 
existência da atividade 
empresarial, onde todo 
o esforço que, segundo 

os entrevistados, é feito, 
deve convergir para 

resultados. Ao mesmo 
tempo, os entrevistados 

afirmam que a visão 
de longo prazo tem 
sido um diferencial 

competitivo da RBS.” 
14- Entende-se que 
mercado denomina 

negócio, objetivo de 
lucro monetário como 

prioridade de atuação. 
É uma relação de troca 

de bens materiais ou 
simbólicos, sendo que 
na perspectiva do ma-
rketing, os vendedores 

são vistos como consti-
tuindo uma indústria e 

os compradores como o 
mercado. No mercado 

da comunicação, as 
empresas da área são a 
indústria e o público é 

o mercado, os poten-
ciais consumidores dos 
produtos exibidos pelos 

meios.



200

publicidade e de relacionamento 
com os anunciantes utilizadas pelas 
rádios e pelos jornais locais.

A entrada do grupo gaúcho de 
comunicação demarca um novo 
estilo de visão empresarial na cidade, 
introduzindo a perspectiva do marketing 
e da publicidade profissional. O modo 
de produção e de difusão da informação 
muda e, deste período em diante, o 
crescimento imobiliário e populacional da 
cidade se acentua. A concorrência passará 
a se estabelecer no mercado e não mais 
majoritariamente no plano da política e da 
camaradagem. Em Santa Catarina, a RBS 
tornou-se quase que uma voz única15 ao 
dominar todas as áreas da comunicação, 
tendo o controle das principais emissoras 
de rádio e TV, comprado os impressos 
Jornal de Santa Catarina  e A Notícia, e 
ter contribuído para a falência do jornal 
O ESTADO. Tudo isso sob o controle de 
uma só família (Sirotsky) foi considerado 
monopólio comunicacional pelo Sindicato 
dos Jornalistas de Santa Catarina que 
apresentou denúncia ao Ministério 
Público Federal, em 2006, em processo 
que foi posteriormente arquivado.

Considerações finais

Nos jornais, em geral, moderno significa 
o que está na vanguarda, na moda, o 
que é atual. Seria a oposição a antigo, a 
ultrapassado. A própria modernização 
do jornal O ESTADO, no início dos anos 
1970, é um marco do período em que 
mais se destacou, justamente no momento 
em que o país vivia sob ditadura militar. 
Em suas páginas, além de defender as 
bandeiras do antigo PSD, em diversos 
períodos, há artigos em favor do moderno 
e da modernidade na cidade e no próprio 
jornal. Ao mesmo tempo em que era 

enaltecida a transformação urbana pela 
qual a cidade passava, ao substituir 
gradativamente no centro o casario 
açoriano por prédios verticalizados, o 
jornal permitiu a crítica a esse modelo, 
sendo o principal porta voz o colunista 
Beto Stodieck, frequentemente lembrado 
por defender a importância do patrimônio 
histórico, e tratar com ironia personagens 
de destaque político e social da cidade. 

A contemplação de discursos 
antagônicos demonstra uma forma de se 
mostrar um jornal pluralista, ao mesmo 
tempo em que se preocupava em não 
se descuidar das questões que eram 
de interesse do regime autoritário e da 
legenda ARENA, a qual pertencia o ex-
governador Aderbal Ramos da Silva, 
dono do periódico. Mesmo assim, o jornal 
deixou de ter prestígio junto às autoridades 
ligadas ao regime militar, talvez porque o 
genro de ARS, José Matusalém Comelli, 
que estava a frente do impresso em seu 
melhor período, tivera atuação na UNE-
União Nacional dos Estudantes, nos anos 
1960. Esse “desgaste” na relação entre o 
então governador do estado e o jornal 
propiciaram a chegada e o fortalecimento 
do grupo RBS a Santa Catarina.  Com a 
chegada do principal concorrente, Diário 
Catarinense (1986), O ESTADO passou 
a ser conhecido como “o mais antigo”, 
numa referência à sua quase centenária 
existência, mas que também já era uma 
indicativa de ultrapassado, superado. 
Havia sido preterido pelos militares, que 
optaram pela RBS desde 1977, numa 
estratégia a serviço do fortalecimento 
do capital monopolista em todo o país. 
Frente a esse novo quadro concorrencial 
O ESTADO foi perdendo espaço junto 
ao público, resistindo ainda por 20 anos, 
até deixar de circular completamente, no 
começo de 2009.

15- Conforme Lis-
soni (2006), A RBS 
conta com 6 jornais, 
26 emissoras de 
rádio, um portal de 
internet, 2 emissoras 
locais de televisão, 
uma gravadora, uma 
operação voltada 
para o segmento 
rural e uma empresa 
de logística. Possui 
ainda 18 emissoras 
de TV afiliadas à 
Rede Globo – trata-
se da maior rede 
regional de TV da 
América Latina.
[...] possui aproxi-
madamente 5 mil 
funcionários, com 
um faturamento que 
em 2005 chegou à 
casa de R$ 1 bilhão, 
sendo franqueado 
como o terceiro 
maior grupo de 
mídia do Brasil. (p. 
74 -75) Em  2012, 
somente em Santa 
Catarina a RBS 
possui cinco jornais: 
Diário Catarinense 
(Florianópolis, 
1986) Jornal de 
Santa Catarina 
(Blumenau, 1992) 
A Notícia (Joinville, 
2006) Hora de Santa 
Catarina (Flori-
anópolis, 2006) e Sol 
Diário (Balneário 
Camboriú, 2012)  
além de sete   emis-
soras de TV e mais 
de uma dezena de 
emissoras de rádio.



 201

Referências bibliográficas
AGUIAR, Itamar. As eleições de 1982 para governador em Santa Catarina – táticas 
e estratégias das elites no confronto com as oposições. Dissertação (Mestrado em 
Sociologia Política) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal 
de Santa Catarina, Florianópolis, 1991.
AURAS, Marli. Poder oligárquico catarinense: da guerra dos “fanáticos” do 
Contestado à “opção pelos pequenos”. Tese (Doutorado em Filosofia da educação). 
Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1991.
CRUZ, Dulce Maria. A RBS em Santa Catarina: estratégias políticas, econômicas e 
culturais na conquista do mercado televisivo regional. Dissertação (Mestrado em 
Sociologia Política) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal 
de Santa Catarina. Florianópolis, 1994.
FERNANDES, Cíntia San Martin. Indústria cultural ou esfera pública discursiva: 
a dinâmica dos meios de comunicação de massa em Florianópolis. Dissertação 
(Mestrado em Sociologia Política) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
LENZI, Carlos Alberto. Partidos e políticos de Santa Catarina. Florianópolis: Editora 
da UFSC, 1983;
LISSONI, Juliano.  Análise da relação entre família, empresa e propriedade ao longo 
do ciclo de vida do grupo RBS. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro 
Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
MATA, Maria Margarete Sell da. Jornal O ESTADO: uma história em construção. 
(1915-1931) Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências 
Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
MAY, Patrícia Zumblick Santos. Redes político-empresariais de Santa Catarina 
(1961– 1970). Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências 
Humanas,  Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998. 
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria 
cultural. São Paulo: Brasiliense, 1991. 
PEREIRA, Moacir. Aderbal Ramos da Silva. Florianópolis: Insular, 2011.
PEREIRA, Moacir. Imprensa e Poder. Florianópolis, Lunardelli, 1992. 
PERTILE, Ana Maria. Repressão e oposição Política em Santa Catarina: 1964-
1973. Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós Graduação em História, 
Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2003.
PORTO, Bea; LAGO, Fernanda. É tudo mentira. A história segundo Beto Stodieck. 
Florianópolis: Verde Água Produções Culturais, 1999. 
RÜDIGER, Francisco. Elementos para a crítica do jornalismo moderno: 
conhecimento comum e indústria cultural. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v.17 n. 
3, p. 216-227, set./dez. 2010. Disponível em: < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/
index.php/revistafamecos/issue/archive>. Acesso em 28 ago., 2012.
SARDÁ, Laudelino (Org.). Da Olivetti à Internet. Tubarão: Unisul, 2007.



202

TANCREDO, Luiz Henrique. Doutor Deba, poder e generosidade. Florianópolis: 
Insular, 1998. 
VALENTE, Cesar. A imprensa na Grande Florianópolis. In: BALDESSAR, Maria 
José & CRISTOFOLETTI, Rogério (Org.) Jornalismo em perspectiva. Florianópolis: 
UFSC/Sindjor, 2005. p. 71-84
Jornais
O ESTADO, Florianópolis. Edições dos meses de abril, maio e novembro de 1985.
O ESTADO, Florianópolis. Edições de maio de 1986 a 2007.
O ESTADO, Florianópolis. Especial 70 anos, maio de 1985.
O ESTADO, Florianópolis. Caderno comemorativo dos 76 anos, 12 maio de 1991.
Entrevistas
CAMARGO, Jurandir Pires de. Depoimento em entrevista concedida autora. 
Gravada em meio digital em 12.08.2011, 13 p.
COMELLI, José Matusalem de Carvalho.  Depoimento em entrevista concedida a 
autora. Gravada em meio digital em 01.09.2011, 19 p.
SCHLINDWEIN, Osmar. Depoimento em entrevista concedida a autora. Gravada 
em meio digital em 24/10/2011, 13 p.

Este artigo e todo o conteúdo da Estudos em Jornalismo e Mídia estão 

disponíveis em https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo

Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons 2.5


