Jornalismo e imagem de si: o discurso institucional das revistas semanais

Autores

  • Marcia Benetti UFRGS
  • Sean Hagen UFRB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p123

Resumo

 

Este artigo aborda a condição de identidade (“quem diz”) do contrato de comunicação que define o jornalismo como um gênero discursivo. Analisamos o ethos jornalístico apresentado pelo discurso institucional de quatro revistas semanais de informação (Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital). Tendo como objetivo compreender como o jornalismo constrói uma representação de si, identificamos quatro núcleos de sentidos: a defesa da democracia; a independência; a competência; o compromisso com o leitor.

Biografia do Autor

Marcia Benetti, UFRGS

Doutora em Comunicação pela PUC-SP, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pesquisadora do CNPq

Sean Hagen, UFRB

Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS e docente da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano).

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Publicado

2010-03-09

Edição

Seção

Temas Livres