Telejornalismo: em busca de um novo paradigma

Carlos Alberto Moreira Tourinho

Resumo


 

Analisa a dinâmica do gênero telejornal a partir de uma abordagem do conceito econômico da "inovação", sobretudo na visão de Joseph Alois Schumpeter (1883-1950). Relaciona os eventos históricos que contribuíram para o atual formato do telejornal e analisa os motivos pelos quais as inovações foram sendo incorporadas. Descreve as novas características das mídias digitais ligadas à Internet e à TV interativa. Identifica-se as tendências para as futuras inovações e, mais do que isso, as ferramentas e estratégias que servirão como modelo de orientação e parâmetro para se programar o telejornal.


Palavras-chave


Inovação; Internet; Telejornalismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p19

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons