O jornalismo e as mediações: construção conceitual em sala de aula

Autores

  • Sabrina Moreira de Morais Oliveira Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p161

Resumo

 

A conceituação do jornalismo é marcada por intensas discussões teóricas. As diferentes definições e suas repercussões sociais demandam a avaliação de como ocorreria a construção do conceito de jornalismo em sala de aula. O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento desse processo no primeiro ano do curso. Os conceitos de jornalismo formulados por diferentes autores e alunos foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica e análise de questionários, respectivamente. Os resultados indicam relevante variabilidade dos conceitos propostos pelos alunos, além de mudanças substanciais ao longo do período do estudo. A pesquisa permitiu constatar a importância dos livros adotados na construção conceitual dos alunos e a complexidade deste processo em sala de aula.

Biografia do Autor

Sabrina Moreira de Morais Oliveira, Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Educação. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2009-07-03