Spectacular! Spectacular!: o design enquanto infoentretenimento

Autores

  • Virginia Pereira Cavalcanti UFPE
  • Patrícia Amorim Faculdades Integradas Barros de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2009v6n1p197

Resumo

 

É cada vez mais freqüente e diversificada a presença midiática do design. O público, por sua vez, elabora, a partir do que os meios de comunicação projetam como sendo design e consumo de design, suas próprias idéias e concepções sobre o tema. Frente ao poder e à ação cotidiana da mídia, do design e do consumo nas sociedades contemporâneas, este artigo, baseado na dissertação de mestrado da autora, apresenta um dos aspectos de maior expressão na representação jornalística do design. Forma esta que, inclusive, é bastante evidente na imagem midiática elaborada pela revista Veja: o design enquanto infoentretenimento.

Biografia do Autor

Virginia Pereira Cavalcanti, UFPE

possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é coordenador do Imaginário Pernambucano, da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interface, configuração do objeto, contemporaneidade, usuário e identidade cultural. Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Patrícia Amorim, Faculdades Integradas Barros de Melo

Graduada em Jornalismo (UFPE/1997) e Design (IFPE/2002), atua profissionalmente nas duas áreas e desenvolve suas atividades de ensino e pesquisa com foco na zona de contato entre design e comunicação. Diretora de arte com larga experiência em design editorial, possui especialização em Design da Informação (UFPE/2005) e mestrado em Design (UFPE/2007), onde desenvolveu pesquisas sobre o design da notícia e a representação midiática do design no Brasil. Com atuação em escritórios de design e assessorias de imprensa no Recife, iniciou sua carreira como docente na UNICAP em 2001, no Departamento de Comunicação Social, tornando-se em 2004 professora substituta no Departamento de Design da UFPE. Desde 2008 é professora nos cursos de Jornalismo e Design das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), onde leciona disciplinas ligadas ao eixo design-comunicação-história-sociedade, no âmbito da teoria e da prática. Colabora ainda com o StudioAurora, onde atua como diretora de arte e jornalista, e com o suplemento cultural Pernambuco, onde escreve sobre design gráfico e comunicação.

Downloads

Publicado

2009-07-03