Como os acontecimentos se tornam notícia: uma revisão do conceito de noticiabilidade a partir das contribuições discursivas

Autores

  • Marcos Paulo da Silva Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p173

Resumo

 

A definição conceitual de noticiabilidade não elimina o campo jornalístico de uma das principais indagações sobre o assunto: como ocorre a definição de tais critérios ou, em outros termos, como os acontecimentos, de fato, tornam-se notícia? Neste cenário, a delimitação do conceito de noticiabilidade carece de complementação a partir do aprimoramento teórico dos critérios que antecedem e caracterizam a seleção de notícias. O objetivo do artigo é revisitar o debate conceitual a respeito da noticiabilidade com a intenção de compreender seus processos no interior de um quadro de referência próprio das teorias discursivas a partir das contribuições de Patrick Charaudeau.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2010-03-25

Edição

Seção

Temas Livres