John Stuart Mill e as sociedades da informação: Liberdade de imprensa, Estado e opinião pública

Autores

  • Alexandre Antônio Nervo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2011v8n2p521

Resumo

 

Este artigo pretende introduzir alguns conceitos acerca da formação de opinião pública e relacioná-los com o campo da comunicação social na atualidade. Serão tomados, como referencial teórico, os pressupostos do filósofo e economista inglês John Stuart Mill, a partir da leitura das obras Sobre a liberdade (1859) e Considerações sobre o governo representativo (1861). Partiremos de exemplos colhidos em realidades hodiernas, onde a estabilidade social encontra-se centrada na gerência do fluxo de informação (sociedade da informação), a fim de discutirmos o impacto da mídia massiva no livre exercício da opinião individual e nas condições de governabilidade locais.

Biografia do Autor

Alexandre Antônio Nervo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS). Bolsista CAPES.

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Publicado

2011-09-11