Do embate físico para o discursivo: enunciação de valores sobre a violência no futebol por Folha de S. Paulo e Zero Hora

Autores

  • Magnos Cassiano Casagrande Universidade Federal de Santa Maria
  • Adair Caetano Peruzzolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabiano Maggioni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p447

Resumo

 

O estudo investiga a enunciação de valores humanos, sociais e culturais a respeito do fenômeno sociocultural da violência no futebol, via efeitos de sentido de tematização, por enunciadores dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora e reflete sobre aspectos sociais e históricos que sustentam a manifestação desses valores. O enfoque teórico-metodológico adotado na análise das materialidades jornalísticas baseia-se na Análise do Discurso, na Semiologia dos Discursos e na Teoria da Enunciação. A enunciação dos valores emerge permeada por uma dimensão persuasiva e atua na constituição do lugar assumido pelo jornalismo esportivo frente a eventos futebolísticos com violência.

Biografia do Autor

Magnos Cassiano Casagrande, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria.

Adair Caetano Peruzzolo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor e Mestre pela Escola de Comunicação da UFRJ; e pós-doutor com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona, ES. Foi Professor Titular no Departamento de Ciências de Comunicação da UFSM, para os Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e  Propaganda, na Graduação; é Prof. no Programa de Pós-Graduação em ‘Comunicação Midiática’ da UFSM.

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Comunicação Midiática no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa com auxílio de bolsa CAPES/Fapergs.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Edição

Seção

Núcleo Temático