A imagem do Brasil na imprensa alemã — um estudo empírico sobre os fatores de seleção da notícia e da estrutura do noticiário

Autores

  • Regina Cazzamatta Universität Erfurt

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p540

Resumo

 

Este artigo apresenta um resumo, tanto da perspectiva teórica, quanto dos resultados empíricos publicados recentemente em Brasilienberichterstattung in der deutschen Presse (Cazzamatta, 2014). A análise foi composta por 431 textos ao longo de três anos (2010-2012) produzidos pelos seguintes veículos da mídia impressa: os jornais Süddeutsche Zeitung, Frankfurter Allgemeine Zeitung, Die Welt e tageszeitung; além dos semanários Der Spiegel, Focus, Die Zeit e Stern. A primeira etapa da pesquisa conduziu uma análise de conteúdo quantitativa para reconstruir a estrutura do noticiário, seus temas e fontes, de acordo com as teorias de seleção da notícia de tradição europeia. Em um segundo nível de análise procurou-se identificar de forma qualitativa os frames discursivos dos temas mais recorrentes.

Biografia do Autor

Regina Cazzamatta, Universität Erfurt

Doutoranda em Ciências da Comunicação no Departamento de Mídia Comparada na Universidade de Erfurt/Alemanha. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialização em Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de Erfurt/Alemanha (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Trabalhou como jornalista nos veículos Diário de Comércio e Indústria (2005), Veja-SP (2006), Diário de São Paulo (2007) e Deutsche Welle (2014), além de atuar na área de assessoria de impressa para Bank Boston (2002) e Companhia de Notícia (CDN) / Banco Nossa Caixa (2008).

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Publicado

2014-08-23

Edição

Seção

Temas Livres