O folkjornalismo como prática profissional: um modo de ação na imprensa popular e na imprensa de vanguarda

Autores

  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n1p162

Resumo

 

No contexto do estudo da comunicação midiática do sentido popular da Copa do Mundo por jornais de Porto Alegre (RS), realizamos um exercício epistemológico sobre a prática do folkjornalismo. Refletimos sobre o padrão normativo do jornalismo impresso, que adjetivamos como convencional; levantamos hipóteses acerca das práticas do jornalismo de vanguarda; consideramos a singularidade do jornalismo popular; e, na esteira do pensamento de Beltrão (2001) sobre as relações entre jornalismo e folkcomunicação, aprofundamos o estudo do folkjornalismo na imprensa escrita. A metodologia constitui-se de pesquisa bibliográfica e da documental. O resultado dessa epistemologia do jornalismo como prática profissional é o aprimoramento de nossa compreensão sobre as formas operacionais do campo jornalístico – o que é imprescindível para o desenvolvimento de nossa tese de doutoramento.

Biografia do Autor

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na área de Processos Midiáticos. Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do PPGCom da PUCRS, com Pós-Doutorado em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Downloads

Publicado

2015-04-17

Edição

Seção

Temas Livres