Ricardo Boechat: uma análise de discurso do jornalista no rádio e na televisão

Autores

  • Bárbara Avrella Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Mafacioli Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p129

Resumo

À luz dos estudos de Patrick Charaudeau (2004; 2006; 2008), neste artigo, fez-se uma análise do discurso do jornalista Ricardo Boechat no rádio (Jornal da Band-News FM) e na TV (Jornal da Band). Levando em conta as especificidades de cada suporte, buscou-se verificar quais as estratégias utilizadas pelo apresentador para estabelecer contratos de comunicação com os públicos. Como corpus, analisou-se o discurso do profissional em dois dias aleatórios – 25 de maio de 2017 e 2 de junho de 2017 –, considerando aspectos como: o contexto do discurso, o sujeito e os contratos propostos. Percebeu-se, a partir da análise, que o discurso de Boechat se dá de modo distinto em cada suporte, respeitando as particularidades de cada mídia, e tanto a visada de informação quanto a de captação estão presentes em seu discurso.

Biografia do Autor

Bárbara Avrella, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Cristiane Mafacioli Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-09-04