A questão do entretenimento: o sucesso do infotenimento na crítica audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p142

Resumo

Parte da crítica jornalística sobre produtos audiovisuais recorre a formatos, linguagens e conteúdos que buscam seduzir a audiência, praticando o que se classifica como jornalismo de entretenimento ou infotenimento. Este artigo discute a eficiência comunicacional desse modelo, a partir da reflexão sobre a conotação negativa usualmente dada a classificação entretenimento, tanto para as produções artísticas como para um tipo de jornalismo, e analisa o impacto cognitivo dos principais recursos utilizados por esses produtos. Os resultados mostram os potenciais efeitos que as formulas adotadas pelo jornalismo de entretenimento sobre filmes e series de TV tem na fruição crítica de seus conteúdos.

Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, FIAM-FAAM Centro Universitário

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pós-doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. 

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Publicado

2018-09-04