As rotinas produtivas do coletivo Mídia Ninja: narrativas jornalísticas e midiativismo

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Claudia Miranda Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p157

Resumo

Na eclosão dos protestos que se disseminaram por cidades brasileiras em 2013, emerge a Mídia Ninja, um coletivo de ativistas que realizou a cobertura dos eventos utilizando celulares e transmitindo via streaming para plataformas virtuais. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as rotinas produtivas desse coletivo, a partir de conceitos oriundos das teorias do jornalismo, especialmente da agenda-setting e do newsmaking. A partir de metodologia mista, que une observação participante a análise de conteúdo, foram criadas cinco categorias que revelam uma disputa de narrativas. Essa disputa se expressa nas tentativas de desconstrução do discurso jornalístico produzido pelo polo empresarial do campo do jornalismo e pelos questionamentos dos valores que regem o polo profissional deste campo.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ). Jornalista diplomado (UFF). Líder do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais. E-mail: leonelaguiar@puc-rio.br

Claudia Miranda Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Mestre em Comunicação (PUC-Rio). Jornalista diplomado (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais. E-mail: claudiar63@gmail.com

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Publicado

2019-07-09