O novo ecossistema mediático e a desinformação como estratégia política dos populismos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p23

Resumo

Este texto aborda os fenômenos da desinformação genericamente referidos como fake news, associando-os a agendas marcadas por formas de populismo nacionalista (eventualmente neofascistas) que recorrem às redes sociais para produzirem e selecionarem narrativas preferenciais sob os temas em debate. Considera se que tais fenômenos se inserem num contexto resultante da disponibilidade dos próprios destinatários para descartarem a confirmação da informação em detrimento da gratificação por ela fornecida, implicando a participação dos receptores na sua divulgação e partilha e aumento da desigualdade no acesso à informação. Metodologicamente, este texto insere-se na modalidade de ensaio, utilizando a hermenêutica crítica dos textos, discutindo dados empíricos previamente fornecidos por dados documentais.

Biografia do Autor

João Carlos Correia, Universidade da Beira Interior

Professor Associado da Universidade da Beira Interior com Habilitação na Universidade da Beira Interior Remedia. Pesquisador do Lab-Laboratório e incubadora de mídia regional e do Labcom.IFP- Comunicação, Filosofia e Humanidades. E-mail: jcorreia@ubi.pt

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Publicado

2019-11-11