6. A televisão e a concorrência digital: o fim do monopólio do vídeo

Autores

  • Ângelo Augusto Ribeiro UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

TV Digital, Mídia e conhecimento, Broadcast, Televisão, Mídia digital, Digital TV, Digital media

Resumo

O modelo de negócio da televisão, baseado no monopólio da transmissão de conteúdo em vídeo e no sistema broadcast é incompatível com o ambiente digital de comunicação. A tecnologia digital possibilita ao consumidor de vídeo escolher o que quer assistir da forma e no momento em que mais lhe convém. A TV Digital ainda necessita de um modelo de negócio mais apropriado para competir no novo ambiente. O artigo conclui pela necessidade de a televisão buscar outras alternativas de sustentabilidade, pois o atual modelo de negócio mostra-se incompatível com o ambiente digital de comunicação.

Biografia do Autor

Ângelo Augusto Ribeiro, UFSC

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC

Downloads

Publicado

2008-06-30

Edição

Seção

Núcleo Temático