Protagonismo juvenil em áudio e vídeo: o movimento Ocupa nas telas do computador e da tevê

Autores

  • Beatriz Becker Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ)
  • Igor Waltz PPGCOM-UFRJ
  • Rafael Pereira da Silva PPGCOM-UFRJ
  • Giovanni Codeça Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n2p8

Resumo

 

Amparado pelas dimensões teórico-metodológicas da Análise Televisual e de Mídia e Educação, este trabalho reflete sobre a participação estudantil na produção informativa audiovisual a respeito do cenário educacional do Rio de Janeiro, focalizando o protagonismo dos alunos da Escola Estadual Prefeito Mendes de Moraes no movimento Ocupa. A partir de um estudo comparativo de conteúdos e formatos audiovisuais publicados no canal do YouTube criado pelos estudantes e de reportagens de telejornais locais disponibilizadas no GloboPlay sobre a ocupação, este artigo discute como esse acontecimento foi construído no ambiente midiático e identifica tendências atuais de enunciação de narrativas jornalísticas audiovisuais decorrentes da hibridização de linguagens e formatos nas telas do computador e da televisão.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ)

Jornalista e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressões e Linguagens da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/ECO-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação. Atualmente, é coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da COMPÓS.

Igor Waltz, PPGCOM-UFRJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), Bolsista CAPES.

Rafael Pereira da Silva, PPGCOM-UFRJ

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), Bolsista CAPES.

Giovanni Codeça, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor da rede Estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/UFRJ), Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2016-12-15