Jornalismo, gestão da qualidade e regulação: estudo comparado de 42 corporações de mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p85

Resumo

Nossa pesquisa caracterizou o papel de códigos editoriais e de ética e instrumentos de accountability na gestão de qualidade no jornalismo e verificou sua aplicação no Brasil e Reino Unido, em caráter comparativo. A análise das condições de existência, conteúdo e acesso de políticas de gestão da qualidade editorial de 42 corporações de mídia de ambos os países foi realizada por meio do Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Os resultados incluem um ranking das corporações estudadas e são comentados à luz de três chaves de interpretação: qualidade como desdobramento de políticas normativas; qualidade como desdobramento da concorrência de mercado; e qualidade como simulacro.

Biografia do Autor

Danilo Rothberg, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-docente em Sociologia da Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. E-mail: danroth@uol.com.br

Bibiana Alcântara Garrido, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo e Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: bibiana.garrido@hotmail.com

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Publicado

2019-11-11