As estratégias ‘para o seu filho ler’: um estudo do contrato de leitura da seção infantil do jornal Zero Hora

Autores

  • Lara Niederauer Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n1p223

Resumo

 

Este artigo investiga a relação que o jornalismo firma - através do estabelecimento de um contrato de leitura - com o seu leitor, mais especificamente com o leitor da seção Para o seu filho ler, do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul. Para análise, optou-se pelo norteamento da semiologia de terceira geração (Verón, 2004), em que foram selecionados enunciados da seção a partir de um corpus de 111 exemplares. Nota-se que a seção está estritamente ligada com a lógica por qual a sociedade passa: processo de midiatização no qual as mídias têm papel na estruturação das práticas sociais.

Biografia do Autor

Lara Niederauer Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Dra. do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2013-07-04