O jornalismo na era do populismo mediatizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p09

Resumo

Neste artigo, pretende-se enunciar as condicionantes e os desafios que enfrentam os media e o Jornalismo no primeiro quartel do século XXI. Com o objetivo de compreender as mudanças em curso, traçam-se os contextos, tendo em consideração os processos de globalização, as transformações tecnológicas, a crise económica de 2008 e as ameaças populistas vividas pelas democracias ocidentais. Com este panorama geral, discutem-se as alterações económicas, financeiras e tecnológicas que subjazem ao funcionamento dos media, tendo em conta o papel das empresas tecnológicas e a convergência digital. O que se entende hoje como sendo os media? Qual a sua relação com as plataformas tecnológicas? Em que medida há sinergias populistas entre os conteúdos dos media, as aspirações dos cidadãos e a atividade jornalística? Como o Jornalismo e os seus profissionais têm administrado as mudanças e se adaptado a um outro ecossistema? São estas as perguntas que guiarão a reflexão desta exposição.

Biografia do Autor

Isabel Ferin Cunha, Universidade de Coimbra/ICNOVA

Licenciada em História, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Pós-Doutorada no CNRS. É professora associada, com agregação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordenou os projetos Imagens do Feminino na Televisão, Televisão e Imagens da Diferença, Jornalismo e Actos de Democracia, Media, Imigração e Minorias Étnicas e Cobertura Jornalística da Corrupção Política: uma perspectiva comparada Brasil, Moçambique e Portugal (2013-2017). Atualmente desenvolve o Projeto “Desglobalização e as Tecnologias de Informação e Comunicação”. E-mail: barone.ferin@gmail.com

Referências

AALBERG, Toril; ESSER, Frank; REINEMANN, Carsten; STRÖMBÄCK, Jesper; VREESE, Claes H. de (Eds.), Populist political communication in Europe. London: Routledge. 2017.

AMPUJA, Marko. Theorizing Globalization: A Critique of the Mediatization of Social Theory. London: Haymarket Books. 2014.

BIRD, Elisabeth S., Tabloidization: What is it, and Does it Really Matter?, p. 40-50. In: ZELIZER, Barbie (Ed.), The Changing Faces of Journalism: Tabloidization, Technology and Truthiness. Oxon: Routledge. 2009.

BIRD, Elisabeth, S. For Enquiring Minds: A Cultural Study of Supermarket Tabloids. Knoxville, TN: University of Tennessee Press. 1992.

ESSER, Frank; STRÖMBÄCK, Jasper (Eds.). Mediatization of politics. Understanding Transformation of Western Democracies. New York: Palgrave Macmillan. 2014.

FREEDOM HOUSE. Freedom in the World 2019: Democracy on Retreat. Consultado em janeiro de 2019 (https://freedomhouse.org/report/freedom-world/freedom-world-2019).

GONZÁLEZ, Antonio M. Introducción: emociones y análisis social, p. 9-24. In: FLAMARIQUE, Lourdes; D’OLIVEIRA-MARTINS, Madalena (Eds.). Emociones y estilos de vida: radiografia de nuestro tiempo. Madrid: Biblioteca Nova. 2013.

GRIPSRUD, Jostein. Tabloidization, Popular Journalism, and Democracy, p. 285-300. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John (Eds.). Tabloid Tales: Global Debates Over Media Standards. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. 2000.

HAMELEERS, Michael; BOS, Linda; VREESE, Claes H. The Appeal of Media Populism: The Media preferences of citizens with Populist Attitudes. Mass Communication and Society, vol.20, issue 4, p. 481-504. 2017.

JAGERS, Jan; WALGRAVE, Stefaan. Populism as political communication style: An empirical study of political parties’ discourse in Belgium. European Journal of Political Research. Vol. 46, issue 3, p. 319-345. 2007.

MAZZOLENI, Giampetro. Populism and the Media. In:Albertazzi, D. & McDonnell, D. (Eds.), Twenty-First Century Populism: The Spectre of Western European Democracy. Basingstoke and New York, NY: Palgrave Macmillan, p. 49–64. 2008.

McLACHLAN, Shelley; GOLDING, Peter. Tabloidization in the British press: a quantitative investigation into changes within British newspapers from 1952-1997, p. 75-90. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John (Ed.). Tabloid Tales: Global Debates Over Media Standards. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. 2000.

PAPACHARISSI, Zizi. Toward New Jornalism(s). Affective News, Hybridity, and luminal Spaces. Journalism Studies, vol. 16, p. 27-40. 2014.

PEW RESEARCH CENTER INTERNET & TECHNOLOGY. REPORT, 2017

SANTOS, Boaventura de Sousa; GOMES, Conceição. O caso BES: O teste de stress à justiça portuguesa. Jornal Público, quinta 21 de agosto de 2014. Consultado em janeiro de 2019 (http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/O%20caso%20BES_BSS-CG_Publico21Agosto2014.pdf).

SERRANO-PUCHE, Javier. Internet and Emotions: New trends in an Emerging Field of Research. Revista Comunicar, nº 46, v. XXIV, p. 19- 26. 2016.

SPARKS, Colin. The Panic Over Tabloid News, p.1-40. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John (Ed.). Tabloid Tales: Global Debates Over Media Standards. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, Inc. 2000.

TAMBINI, Damien. Fake News: Public Policy Responses. Media Policy Brief 20. London: Media Policy Project, London School of Economics and Political Science. 2017.

VREESE, Claes H. de. Political Journalism in a Populist Age. Shorenstein Center of Media, Politics and Public Policy. December, Fall. 2017. Consultado em janeiro de 2019 (https://shorensteincenter.org/political-journalism-populist-age/)

ZELIZER, Barbara. What is Journalism Studies? Journalism, vol. 1(1), p. 9-60. 2000.

Downloads

Publicado

2019-11-11