Tessitura investigativa: a pesquisa científica no campo humano-social

Latif Antônia Cassab

Resumo


Este artigo contextualiza sobre o significado da pesquisa compreensiva para o campo investigativo das ciências humano-sociais. Enfatiza, em específico, os procedimentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa científica, considerando determinados aspectos e desdobramentos, como requisitos importantes para o êxito na produção de conhecimento. Aborda, de forma sumária, o uso de fontes quali-quantitativas na captação de dados e o suporte filosófico. A posse do conhecimento sobre processos de pesquisa, além de condição primária e essencial para o desenvolvimento de atividades investigativas científicas, é o pressuposto para planejar, elaborar e desenvolver um trabalho investigativo, que se constitua na produção de um determinado saber válido perante a comunidade científica e a sociedade. O conhecimento sobre pesquisa possibilita ao pesquisador desvelar as práticas sociais que constrói e outras que atravessam o seu fazer profissional, arraigando a cidadania, em cujos horizontes se contemplam a democracia, os direitos e a construção da paz.

Palavras-chave


Pesquisa compreensiva; Elementos quali-quantitativos; Elementos filosóficos; Comprehensive research; Qualitative-quantitative elements; Philosophic elements

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A Revista Katálysis possui uma Licença Creative Commons

Todos os direitos estão reservados à Revista Katálysis. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Federal de Santa Catarina.

R. Katál., UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - ISSNe: 1982-0259

E-mail: revistakatalysis@gmail.com