A formação do assistente social em Portugal: tendências críticas em questão

Autores

  • Cláudia Mônica dos Santos UFJF - Juiz de Fora - MG
  • Alcina Maria Martins Instituto Superior Miguel Torga

DOI:

https://doi.org/10.1590/1414-49802016.003.00003

Resumo

Este artigo tem o objetivo de destacar as influências críticas na formação profissional, no século 21, em Portugal. Contextualiza o Serviço Social destacando a herança crítica na formação do assistente social. Em seguida trata das tendências críticas na atual formação do assistente social. Constata que o denominado Serviço Social Crítico comporta diferentes e divergentes tendências, bastante diluídas em Portugal, expressas em poucos docentes e de forma individualizada.

Biografia do Autor

Cláudia Mônica dos Santos, UFJF - Juiz de Fora - MG

Possui graduação em Serviço Social pela UFJF, mestrado em Serviço Social pela PUC-RJ e doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal de Juiz de Fora. Área de concentração: Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional.

Alcina Maria Martins, Instituto Superior Miguel Torga

Doutora em Serviço Social pela PUC/SP. Professora associada da licenciatura e do mestrado em Serviço Social.

Coordenadora do mestrado em Serviço Social 

Instituto Superior Miguel Torga (ISMT)

Publicado

2016-12-22