Considerações para uma ontogênese da política pelo trabalho

Autores

  • Giovanny Simon Machado Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC).
  • Jaime Hillesheim Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de considerações introdutórias para o entendimento da política com sua origem através da categoria trabalho, entendido na obra dos pensadores Karl Marx e György Lukács como mediação fundamental entre humanidade e natureza, produtor de valores de uso e momento fundante do ser social. Realizamos pesquisa bibliográfica, sistematizando as principais categorias marxiano-lukacianas e relacionando-as com a política. Como ontogênese, auferimos que o surgimento da política está vinculado ao trabalho, pois mimetiza as suas operações fundamentais. O trabalho como pôr teleológico primário é ação consciente que, através da prévia-ideação, planeja a execução e movimenta legalidades da matéria criando objetos úteis para seus fins. Por seu turno, os pores secundários, dentre os quais destacamos a política, ainda que derivados do trabalho, dele se distinguem e incidem sobre indivíduos na realização de seus pores concretos. O surgimento da política, assim, está relacionado à necessidade do convencimento, ou da tentativa de induzir homens ou grupos de homens a realizarem determinadas atividades dentro de uma forma específica de sociabilidade.

 

Biografia do Autor

Giovanny Simon Machado, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC).

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em serviço social pelo Programa de Pós-Graduação  em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC ). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Questão Social e América Latina.

Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Porfessor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PGSS/UFSC).

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa: Trabalho, Questão Social e América Latina, vinculado ao PPGSS/UFSC.

Downloads

Publicado

2017-10-11

Edição

Seção

Espaço tema livre