Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre os anos de 2003 e 2016: desafios para a formação profissional

Autores

  • Larissa Dahmer Pereira Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p189

Resumo

O artigo analisa dados referentes aos cursos públicos de Serviço Social, criados entre 2003 e 2016, coletados no sistema eMEC. Os dados referem-se aos períodos e subperíodos de criação, categoria administrativa, organização acadêmica, região e localização geográfica. Como resultados, constata-se que o período em análise (2003 a 2016) criou mais da metade dos cursos públicos de Serviço Social, com significativo impacto para a formação na área pública. Contudo, no mesmo período, o setor privado também cresceu expressivamente, com forte mercantilização do ensino superior brasileiro e o uso significativo da modalidade de Ensino a Distância (EaD) como estratégia de expansão lucrativa. Ao mesmo tempo, observa-se, com base em diversos estudiosos do campo da Educação, uma expansão precarizada do setor público. Assim, indica-se a necessidade de pesquisas que conheçam a formação em tais cursos, problematizando seus limites e potencialidades, no intuito de fortalecer a formação pública, de qualidade, universal, gratuita e laica.

Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro

Assistente social. Mestre e Doutora em Serviço Social. Pós-Doutora em Educação. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2018-02-09