Santa Catarina no roteiro das diásporas: os novos imigrantes africanos em Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n2p281

Resumo

O presente artigo objetiva revelar as singularidades da recente imigração africana na região da grande Florianópolis. A investigação, realizada no período 2015-2017, utilizou-se de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa (análise documental) e quantitativa (cadastro institucional fechado). A pesquisa centrou-se no levantamento de informações e análise do perfil de uma amostra de 74 imigrantes e refugiados atendidos pelo Projeto de Extensão Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Pastoral do Migrante. Este estudo pioneiro no âmbito das novas migrações de africanos na capital, revelou: a) um continuado processo de invisibilização dos povos negros; b) que a inexistência de políticas estaduais específicas acarreta o descumprimento das normativas internacionais em matéria de migrações, e incita a universidade e os setores da sociedade civil a protagonizarem o acolhimento destes coletivos. Os resultados apurados podem servir de base para a formulação de políticas públicas.

Biografia do Autor

Karine de Souza Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Doutorado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais e em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Juliana Muller, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Henrique Martins da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2018-07-16