Questões e tensões: alguns paradoxos do feminismo

Autores

Resumo

O presente texto apresenta, a partir de pesquisa qualitativa e bibliográfica, alguns paradoxos e contradições que perpassam a teoria feminista, expondo certas divergências que emergem dentro do movimento, bem como algumas questões levantadas pelas próprias feministas. Mapeando tais contrassensos, alguns até já superados, busca-se possibilitar uma reflexão a respeito dos avanços e retrocessos do feminismo, a fim de contribuir na discussão sobre esse importante movimento que constantemente se redefine e se transforma, acompanhando o percurso sócio-histórico. Inicialmente, situam-se o conceito e a história do feminismo e de categorias centrais em seu discurso, como gênero e patriarcado. Seguem-se então considerações de diferentes estudos para, por fim, elucidar melhor a constante necessidade de discutir e repensar o projeto do feminismo, tendo em vista a superação de seus entraves. Com o estudo foi possível identificar diversas vertentes, tanto teóricas quanto práticas, que foram se construindo através das várias décadas de movimento e que destoavam entre si em seus discursos e interpretações, ressaltando a heterogeneidade do feminismo.

Biografia do Autor

Mayara Lustosa Silva Pessoa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestranda e bolsista FAPITEC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade
Federal de Sergipe (UFS).

Josefa Lusitânia de Jesus Borges, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2018-11-30