Capacidade de organização social em enfrentamentos socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n2p276

Resumo

Este artigo descreve as etapas de uma pesquisa social que investigou a capacidade de organização de uma comunidade em Minas Gerais, Brasil, no enfrentamento de seus problemas socioambientais. Nos moldes de uma pesquisa participante, fez-se um diagnóstico para identificar os desafios e os potenciais mais relevantes da comunidade, os quais oportunizaram intervenções envolvendo três demandas prioritárias: melhoria das ações de educação ambiental na escola, mobilização comunitária para gestão dos resíduos eletrônicos e implementação de políticas socioambientais no município. Os resultados dessas intervenções evidenciaram que os atores sociais envolvidos, embora empenhem esforços para atuar nos enfrentamentos socioambientais, não conseguem perenizar ações de enfrentamento a ponto de concretizar transformações mais significativas na comunidade, haja vista que ainda prevalece visão superficial sobre o assunto, pouca valorização da participação coletiva por parte do poder público local e fragmentação no trabalho das lideranças comunitárias, desencadeando abandono das ações e descrédito da população nas tratativas socioambientais.

Biografia do Autor

Ricardo Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP - Brasil

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pelo PPGCTS da Universidade Federal de São Carlos-SP, Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Gestor de Pessoas na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFTM.

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos - SP - Brasil

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (DCI/UFSCar). Doutor em Educação (2007) e Mestre em Educação (2004), ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar).

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Publicado

2020-05-15