Ontogênese do estético e vissungos: cantos de trabalho dos negros escravizados na mineração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n2p348

Resumo

O artigo, num primeiro movimento, recupera categorias da estética marxista e trata em termos gerais da ontogênese do ritmo, do canto, das categorias da autoconsciência e da antropomorfização de caráter estético, dimensionando a capacidade humana de dominar o entorno e as forças socialmente desencadeadas; num segundo movimento, são tratados os vissungos, cantos de trabalho, resistência e luta dos escravos nas atividades da mineração, numa discussão de suas bases de entificação e função social, quando as categorias estéticas inicialmente tratadas em termos ontogenéticos reaparecem e são tratadas de forma concreta, no âmbito de uma formação social específica.

Biografia do Autor

Marlon Garcia Silva, Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Mariana, MG, Brasil

Professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto/ UFOP.

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Publicado

2020-05-15