Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência

Autores

  • Rosileia Lucia Nierotka Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada entre agosto de 2013 a junho de 2015, que objetivou analisar as políticas de acesso e as ações afirmativas implementadas por uma universidade pública federal situada na região Sul do Brasil, a Universidade Federal da Fronteira Sul. Servindo-se de métodos e de técnicas de pesquisa qualitativa (análise documental) e quantitativa (questionário institucional fechado), o estudo centrou-se, fundamentalmente, na análise das políticas de acesso implantadas, assim como no perfil dos 2.123 estudantes ingressantes. A pesquisa revelou que 97,4% dos ingressantes são egressos do ensino médio público; 71,5% são jovens com idade entre 18 a 24 anos; 69,3% são filhos de trabalhadores com renda média mensal de até três salários mínimos; e, 63,5%, são do sexo feminino.

 

Biografia do Autor

Rosileia Lucia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

Assistente Social na Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduada em Serviço Social e Mestre em Educação.

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutor, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó, SC, Brasil.

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Publicado

2016-06-21

Edição

Seção

Espaço temático