Pós-graduação e Residência Multiprofissional em Saúde HC-UFG: a produção do Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p225

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a inserção do Serviço Social na Residência Multiprofissional em Saúde a partir do estudo dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs apresentados e pelas residentes egressas do Programa do HC/UFG/ EBSERH. Os resultados indicam que essas produções tecem reflexões sobre as particularidades da política de saúde em suas expressões cotidianas que se contrapõem ao princípio da universalidade. Esses resultados também possibilitam identificar e caracterizar manifestações das mediações da relação do Serviço Social como profissão e área de conhecimento, na luta pela garantia dos direitos, especialmente inerentes a Seguridade Social.

Biografia do Autor

Denise Carmen Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Federal de Goiás

Docente de graduação e pós-graduação do curso de Serviço Social da Escola de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Assistente Social da Faculdade de Medicina/UFG, com atuação no Hospital das Clínicas. Coordenadora da Área Materno-infantil da Residência Multiprofissional em Saúde do HC/EBSERH/UFG.

Tereza Cristina Pires Favaro, Universidade Federal de Goiás

Assistente social/HC-UFG, mestre em Serviço Social (PUC-GO), doutora em História (UFG). Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde HC/UFG-Serviço Social.

Carla Ágda Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de Serviço Social da UFG e da Residência Multiprofissional em Saúde HC/UFG, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2017-06-29