Uma experiência de planejamento urbano comunitário. O caso da planície do Campeche – Florianópolis – SC. Brasil

Autores

  • Janice Tirelli Ponte de Sousa UFSC - Florianópolis - SC
  • Tereza Cristina Pereira Barbosa UFSC - Florianópolis - SC
  • Raúl Burgos UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Este trabalho relata a construção sócio-comunitária de um plano diretor sustentável para a planície do Campeche, produzido pelo Movimento Campeche Qualidade de Vida – MCQV. O MCQV mobilizou a sociedade civil contrária ao plano diretor proposto pelo governo municipal através de uma série de ações, dentre elas o 1º Seminário Comunitário de Planejamento do Campeche que estabeleceu, em 1997, diretrizes para o desenvolvimento sustentável da região. O documento resultante deste encontro – Dossiê Campeche – foi enviado aos órgãos públicos (federais, estaduais e municipais) no mesmo ano. Dois anos após, vendo excluídas as propostas e diretrizes comunitárias, e frente à ameaça de aprovação do plano diretor do governo, altamente destrutivo e insustentável hidricamente, a comunidade em assembléia decidiu elaborar seu próprio plano com base nos princípios apresentados no Dossiê Campeche. Em oficinas itinerantes de planejamento urbano a comunidade produziu o Plano Comunitário para a Planície do Campeche – proposta para um desenvolvimento sustentável que foi entregue à Câmara de Vereadores de Florianópolis em março de 2000.

Biografia do Autor

Janice Tirelli Ponte de Sousa, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Ciências Sociais pela USP (1976), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUCSP (1986) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (1997). Atualmente é professor Adjunto IV da UFSC. Tem experiência na área de Sociologia, Metodologia da Pesquisa com ênfase em Sociologia da Educação. Áreas de Investigação: Sociologia das Gerações, especificamente, a Juventude, investigando questões relacionadas à participação e formação política dos jovens contemporâneos. Atuação extensionista relacionada à experiências comunitárias, ao planejamento urbano e participação e organização popular. Demais temas de interesse: Movimentos sociais, subjetividade contemporânea, questões urbanas, processos participativos.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tereza Cristina Pereira Barbosa, UFSC - Florianópolis - SC

possui graduação em Licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978) , especialização em Hidroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) , mestrado em Oceanografia Biológica Poluição Microbiana pela Université de Bretagne Occidentale (1983) , doutorado em Oceanografia Biológica Poluição Microbiana pela Université de Bretagne Occidentale (1987) e pos-doutorado pela Université de Paris VI - Station Biologique de Roscoff (1993) . Atualmente é Trabalho Voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Bacterie, Molusques Bivalves, Mytilus Edulis, concentration bacterienne.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Raúl Burgos, UFSC - Florianópolis - SC

Possui graduação em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (1988), mestrado em Ciência Política pela UNICAMP (1994), doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (1999) e aperfeiçoamento em ProFor Ufsc Preg pela UFSC (2004). Atualmente é Professor Adjunto da UFSC. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Cultura e Política atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e política-Argentina, Intelectuais e política, Gramsci, Pasado y Presente, Esquerda renovada e Transformação Social.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01