A participação popular na gestão local do Programa Saúde da Família em Campina Grande, Paraíba

Autores

  • William Almeida de Lacerda UEPB - Campina Grande - PB
  • Idalina Maria Freitas Lima Santiago UEPB - Campina Grande - PB

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000200007

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca do processo de participação popular na gestão do Programa Saúde da Família (PSF), em duas comunidades do município de Campina Grande, Paraíba, na ótica de três segmentos: conselheiros comunitários de saúde, usuários dos grupos educativos e profissionais do Programa Saúde da Família. Visa identificar o nível de participação dos usuários pertencentes aos grupos educativos nas atividades desenvolvidas no PSF e analisar o processo de participação dos conselheiros comunitários de saúde na proposição, efetivação e avaliação das ações operacionalizadas pelo PSF. Os resultados indicaram um significativo avanço no processo de participação popular na gestão das ações do programa. Porém, algumas limitações foram apresentadas: a não participação dos conselheiros comunitários no planejamento das ações desenvolvidas pela equipe; a dificuldade do Conselho Local de Saúde em estabelecer interlocução com os comunitários; e a falta de capacitação continuada para os profissionais em metodologias de estímulo a participação popular.

Biografia do Autor

William Almeida de Lacerda, UEPB - Campina Grande - PB

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assistente Social da Estratégia Saúde da Família de Campina Grande. Professor substituto do Departamento de Serviço Social da UEPB.

Idalina Maria Freitas Lima Santiago, UEPB - Campina Grande - PB

Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1981), especialização em Especialização em Política Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984) , mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1993) , doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Nossa Senhora da Vitória (1976) . Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba, Consultoria do Associação Cunhã Coletivo Feminista e colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Serviço Social , com ênfase em Serviço Social Aplicado. Atuando principalmente nos seguintes temas: jurema-umbanda-gênero-sexualidade.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-28

Edição

Seção

Pesquisas aplicadas