Gênero e trabalho: uma interseção em construção. Análise de duas empresas recuperadas

Autores

  • María de los Ángeles Dicapua UNR - Rosario - Argentina
  • Evangelina Tifni UNR - Rosario - Argentina
  • Melina Perbellini UNR - Rosario - Argentina

Resumo

O presente artigo apresenta as conclusões de uma pesquisa em duas empresas recuperadas da região do Gran Rosário (Provincia de Santa Fé – Argentina). O objetivo foi comparar o processo de luta para recuperar as fontes de trabalho de um grupo de mulheres trabalhadoras ou de esposas de trabalhadores em cada empresa estudada, conformando novos modelos de funcionamento” técnico e organizacional. A hipótese de trabalho para cada caso estudado foi a predominância de uma “lógica particular de funcionamento, que derivou em processos de mudança nas identidades laborais e de gênero dos atores. A metodologia foi de caráter qualitativo, a partir da triangulação de dados no processo de análise. Foram efetuadas entrevistas em profundidade e foram realizadas observações não participantes nas fábricas.

Biografia do Autor

María de los Ángeles Dicapua, UNR - Rosario - Argentina

Licenciada en Comunicación Social. Profesora Titular e Directora del Centro de Investigaciones y Estudios del Trabajo (CIET). Facultad de Ciencia Política y RRII, Universidad Nacional de Rosario.

Evangelina Tifni, UNR - Rosario - Argentina

Licenciada em Ciência Política. Auxiliar de Invertigación del CIET, Facultad de Ciencia Política y RRII, Universidad Nacional de Rosario.

Melina Perbellini, UNR - Rosario - Argentina

Licenciada em Ciência Política. Auxiliar de Invertigación del CIET, Facultad de Ciencia Política y RRII, Universidad Nacional de Rosario. Jefa de Trabajos Prácticos, Facultad de Trabajo Social, Universidad Nacional de Entre Rios.

Downloads

Publicado

2009-01-01