Uma perspectiva latino-americana para as políticas sociais: quão distante está o horizonte?

Autores

  • Beatriz Augusto de Paiva UFSC - Florianópolis - SC
  • Nildo Domingos Ouriques UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as políticas sociais na América Latina em suas determinações fundamentais operadas pela ordem capitalista, a partir, porém, de um ângulo original: o que reconhece a dependência como principal contradição determinante dos problemas da região para decifrar as determinações fundamentais das políticas sociais e sua viabilidade histórica no contexto dos arranjos político institucionais contemporâneos na América Latina, o referencial teórico-metodológico de análise deriva diretamente do pensamento de Marx. Nessa medida, a reflexão marxiana e o pensamento social latino-americano caminharam juntos com um amplo movimento político de índole e conteúdo libertários, que encontrou nas formulações sobre a teoria da dependência seu momento de maior conexão em termos de práxis política. O caráter crítico desse pensamento e sua vinculação com o marxismo foram fundamentais para consolidá-lo como uma das melhores tradições críticas para interpretar e, o que é mais importante, transformar a realidade latino-americana.

Biografia do Autor

Beatriz Augusto de Paiva, UFSC - Florianópolis - SC

É assistente social, formada pela UFRJ (1986), mestrado também em Serviço Social pela UFRJ (1993) e doutorado pela PUCSP (2003). Atualmente é professora adjunta da UFSC, no Departamento de Serviço Social - Centro Sócio-Econômico, nos cursos de graduação e de pós-graduação. Reúne experiência acadêmica nas áreas de ética e políticas sociais públicas com ênfase em seguridade social. Pesquisa especialmente temas relacionados à política de assistência social, gestão e financiamento público, participação popular e democracia. Desde 2004 tem se dedicado aos estudos sobre a América Latina e atualmente é pesquisadora-fundadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos - IELA/UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Nildo Domingos Ouriques, UFSC - Florianópolis - SC

Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor adjunto do Departamento de Economia da UFSC. Realizou doutorado em Economia na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) onde também atuou no jornalismo e como professor na Faculdade de Economia. Consagrou sua atuação na universidade brasileira aos estudos latino-americanos com diversas publicações nesta área, especialmente em temas como a dependência e o subdesenvolvimento, o endividamento externo e interno, as migrações, entre outros.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-29