Violência doméstica como tema de estudo em programas de pós-graduação no estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Sueli Bulhões da Silva PUCRJ - Rio de Janeiro - RJ
  • Antonio Carlos de Oliveira PUCRJ - Rio de Janeiro - RJ

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear a produção discente (dissertações e teses) no âmbito da violência doméstica, entre 1990 e 2006, em programas de pós-graduação em Serviço Social, Psicologia e Saúde Pública de instituições localizadas no estado do Rio de Janeiro. O estudo, centrado na análise de tendências, avanços e lacunas da referida produção, revelou a prevalência de pesquisas voltadas para o segmento infanto-juvenil, a mudança de foco da caracterização do fenômeno para a discussão de sua dinâmica, e o reduzido número de trabalhos sobre idosos.

Biografia do Autor

Sueli Bulhões da Silva, PUCRJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui Graduação em Serviço Social pela PUCRJ (1973), Mestrado em Serviço Social pela PUCRJ (1982) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Catholic Washington (1995). Atualmente é professora titular da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da PUC-RIO e pesquisadora do Centro Pedagógico Pedro Arrupe. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, violência doméstica, crianças e adolescentes, educação e família.

Antonio Carlos de Oliveira, PUCRJ - Rio de Janeiro - RJ

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUCRJ (1999). Atualmente é professor auxiliar da PUCRJ, professor associado da Universidade Cândido Mendes e parecerista ad-hoc da revista Psico-USF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: abuso sexual, violência intrafamiliar, políticas públicas, maus-tratos de crianças e adolescentes e notificação de maus-tratos.

Downloads

Publicado

2008-01-01