O tempo no conto "Testemunha", de Lídia Jorge

Autores

  • Letícia Braz da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n2p53

Resumo

O presente artigo tem por fito analisar a estrutura temporal do conto “Testemunha”, de Lídia Jorge, a partir da aplicação teórica da metodologia do estudo do texto narrativo proposto por Gérard Genette, mas se apropriando também de outros teóricos que estudaram o assunto: Paul Ricoeur e Benedito Nunes. O conto em questão permite esse tipo de abordagem, pelo fato da escritora se valer do tempo narrativo como categoria central em sua história, apresentando evocações de cenas da infância, no período escolar, rememoradas pela protagonista. A alteração da ordem temporal (anacronia) é, portanto, evidente nesta narrativa, tendo a organização discursiva subvertida por meio de recuos temporais (analepses), que contribuem para a motivação da história. Como método, o levantamento de referências temporais contribuiu tanto no entendimento da configuração da analepse no discurso narrativo de “Testemunha”, quanto em sua classificação no que concerne à tipologia narrativa: narração ulterior, em sua totalidade. Por se tratar de um conto contemporâneo, notam-se inversões da ordem dos acontecimentos, por vezes, sem dizer; sendo cabível, portanto, a análise do aspecto linguístico (expressões, indícios temporais) para auxiliar nas identificações das variações temporais e, consequentemente, do movimento retrospectivo do conto de Lídia Jorge.

Biografia do Autor

Letícia Braz da Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Letras nas modalidades Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Letras e Linguística, área Estudos Literárias, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

DA SILVA, Letícia Braz. O tempo no conto "Testemunha", de Lídia Jorge. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 53–68, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18n2p53. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n2p53. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Literaturas Lusófonas na Contemporaneidade