O teatro vai ao cinema: posição sujeito

Autores

  • Cássia Peres Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roselene de Fátima Coito Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2013v18n1p146

Resumo

Este trabalho tem como objetos de análise a peça teatral Os Sete Gatinhos, escrita em 1958, pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema, homônima, dirigida por Neville D’ Almeida, lançada em 1980. A abordagem teórica que servirá de base para a referida análise será a da Análise do Discurso de orientação francesa, bem como demais teorias que possam contribuir, como as reflexões sobre o sujeito lacaniano de Bruce Fink (1998) e estudos sobre cinema de Ismail Xavier (2008). Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito das posições sujeito, dedicando ainda atenção às personagens a partir da materialidade do texto teatral, observando se estas posições são deslocadas na materialidade fílmica. Verificar-se-á, além desta possibilidade de posições (do) sujeito, a inclusão ou retiradas de diálogos, os sentidos preservados, destituídos ou acrescidos, por meio de elementos que compõem o todo da produção cinematográfica, tais como músicas, cenários, figurinos, constituição da imagem por meio da movimentação da câmera (primeiros e segundos planos, focalização, etc), estratégias que visam à produção de sentidos obedecendo as tendências do cinema dos anos 70/80. Tal reflexão é feita sem deixar de considerar que a materialidade do filme é fruto de uma produção coletiva, comandada por um diretor, havendo responsáveis diferentes para fotografia, cenografia, montagem

Biografia do Autor

Cássia Peres Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/CAPES.

Roselene de Fátima Coito, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Estudos Literários, professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá e da Pós-Graduação - UEM e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

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Publicado

2013-06-07

Como Citar

MARTINS, Cássia Peres; COITO, Roselene de Fátima. O teatro vai ao cinema: posição sujeito. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 146–165, 2013. DOI: 10.5007/2175-7917.2013v18n1p146. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2013v18n1p146. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Literatura e Cinema