Poética da criação verbal: a crítica polifônica nos estudos da linguagem literária

Autores

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior Universidade de Brasília
  • Ana Clara Magalhães de Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n1p228

Resumo

Este trabalho assenta-se em conceitos fundamentais explorados pelo teórico da linguagem e crítico literário Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, alteridade, carnavalização e liberdade. Dialogando amplamente com Bakhtin, além de seus intérpretes e pensadores, pretende-se estabelecer as bases teóricas para uma crítica polifônica da linguagem literária que teorize e problematize as incursões valiosas do autor russo para o pensamento do discurso romanesco e suas reverberações na Teoria Literária hoje. Congregando linguagem, literatura, antropologia e filosofia, os estudos bakhtinianos entenderam que a última palavra (felizmente) ainda não foi dita. Aqui, preconiza-se que a palavra romanesca tem suas origens no cinismo e nos gêneros dialogais da Antiguidade Greco-romana, estendendo-se para o gênero da prosificação do mundo e permanecendo inacabada no grande tempo da cultura. Esse sistema polifônico de crítica procura ler, na própria poética literária, caminhos para a construção do exercício crítico literário autônomo e respondível, conforme estilizado e realizado na literatura, bem como na práxis da vida humana.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues da Silva Junior, Universidade de Brasília

Professor dr. Ajunto II no Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL - UnB. Áreas de concentração: Letras - Literatura; Literatura Comparada; Literatura Brasileira.

Ana Clara Magalhães de Medeiros, Universidade de Brasília

Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓS-LIT) da Universidade de Brasília (UnB). Áreas de Concentração: Letras-Literatura; Literatura Comparada; Literatura Portuguesa.

Downloads

Publicado

2015-03-19

Como Citar

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da; DE MEDEIROS, Ana Clara Magalhães. Poética da criação verbal: a crítica polifônica nos estudos da linguagem literária. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 228–245, 2015. DOI: 10.5007/2175-7917.2015v20n1p228. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20n1p228. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos