A Divina Comédia revisitada: os percursos reflexivos de Giorgio Agamben nos versos dantescos

Autores

  • Monique Bione Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7917.2017v22n2p38

Resumo

Este artigo busca estudar alguns pontos da Divina Comédia e do seu autor através da perspectiva do filósofo e crítico literário italiano Giorgio Agamben e, também, como ele cria rizomas entre os seus textos utilizando como objeto de estudo o poeta florentino. Sendo um dos poemas mais estudados em distintas áreas acadêmicas, os cantos dantescos perpassam o tempo e permanecem atuais e atuantes, não apenas em releituras de produções poéticas, mas também no olhar de estudiosos como Agamben. O crítico literário apresenta um compilado de vários textos, num estudo diferenciado da poesia dantesca, em livros como Estâncias e Categorie Italiane. Agamben aborda a questão da significação da poesia e como esta pode ser decisiva para a construção poética, assim como a conceituação do enjambement; repensa o título da Comédia; traz o entendimento sobre a contemporaneidade dos poetas, principalmente Dante; e mergulha nos fundamentos teológicos da política para pensar sobre a questão da aclamação como centro dos dispositivos políticos.

Biografia do Autor

Monique Bione Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Jornalismo pelo Ielusc e mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua dissertação de mestrado tem como tema principal a sombra da poesia melancólica dantesca em alguns versos de Carlos Drummond de Andrade e Eugenio Montale. É graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, jornalista, editora e revisora da revista Caminho Aberto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Ead.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

SILVA, Monique Bione. A Divina Comédia revisitada: os percursos reflexivos de Giorgio Agamben nos versos dantescos. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 38–52, 2017. DOI: 10.5007/2175-7917.2017v22n2p38. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2017v22n2p38. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: "A literatura italiana sob a ótica de Giorgio Agamben"